As cinzas da ex-primeira ministra britânica Margaret Thatcher, falecida no último dia 8 de abril aos 87 anos, foram enterradas neste sábado no terreno do Royal Hospital Chelsea de Londres, durante uma cerimônia privada.
A política conservadora tinha sido incinerada nesse hospital londrino, residência de militares retirados do Reino Unido, ao término de seu funeral com honras militares realizado no dia 14 de abril em Londres.
Na cerimônia de hoje estiveram os dois filhos da "Dama de Ferro", Mark e Carol, junto com alguns de seus antigos colaboradores como Timothy Bell, que até o último momento foi seu porta-voz, e Cynthia Crawford, sua assistente pessoal durante 30 anos.
O ato consistiu em um breve serviço religioso na capela desse centro seguido do enterro das cinzas, que já descansam junto a uma inscrição na qual se lê simplesmente "Margaret Thatcher 1925-2013", ao lado de seu marido Denis, falecido em 2003. Foi desejo pessoal da antiga chefe de governo ser enterrada no terreno do Royal Hospital Chelsea, segundo informou hoje a agência local Press Association.
A política conservadora, a única mulher que foi primeira-ministra do Reino Unido e também quem ficou mais tempo no cargo (1979-90), morreu no último dia 8 de abril em decorrência de um derrame, após anos afastada da vida pública por problemas de saúde.
Uma semana depois, a "Dama de Ferro" foi homenageada com um cortejo fúnebre pelo centro de Londres no qual participaram mais de 700 militares das três Forças Armadas e membros da Guarda Real, que custou mais de 4 milhões de euros.









