O Grupo de Estudos em Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (Geempa) promoveu, nesta sexta e sábado, o curso de formação continuada voltado aos professores alfabetizadores de escolas municipais de Lagoa da Canoa. O programa, que foi implantado no município em 2010, vem sendo intensificado e tem como um dos objetivos melhorar os números referentes ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
 
Neste ano, o conteúdo programático do Geempa em Lagoa da Canoa vem sendo ministrado pelas professoras Flávia Rodrigues da Silva, do Distrito Federal; Maristela Piber Maciel, do Rio Grande do Sul; e Maria Cristina de Lima Felix, professora 100% alfabetizada de Alagoas. A didática aplicada tem como referência os trabalhos da professora-doutora pela Universidade de Paris, Esther Pilar Gross, que também é autora de vários livros.
 
O Geempa consiste num programa de correção de fluxo que, em outras palavras, significa alfabetizar alunos que estão fora da faixa etária. Em Lagoa da Canoa o programa é direcionado aos alunos matriculados do 4º ao 6º anos. A equipe de professoras estará prestando assessoria ao município a cada 2 meses.
 
No primeiro dia das atividades estiveram presentes cerca de 30 professores, além de diretores e coordenadores escolares. O prefeito Álvaro Melo (PMDB), que estava num encontro de gestores na capital, juntamente com a secretária de Educação, Cláudia Laranjeiras, não puderam estar presentes no primeiro dia, mas foram representados pela secretária adjunta Denise Porfírio, pela diretora de ensino, Rosimeire de França, e pelas coordenadoras do programa em Lagoa da Canoa, Joana d’Arc e Girlene Maria dos Santos.