Empreendedores Alagoanos fazem um "Trupé" ritmado.

22/09/2013 08:10 - João Kepler
Por Blog do João Kepler
Image

Na linguagem popular Alagoana, "trupé" significa uma coisa difícil de fazer, uma barreira a ser ultrapassada. "Eita que fechar este negócio vai ser um Trupé!"  

Na verdade, esta palavra é extraida do movimento em que os dançarinos do folguedo   "Guerreiros Alagoanos" batem o pé com força no chão, repetidamente, acompanhando a cadência e o aumento da velocidade da música deste folclore local. 

Fazendo uma analogia com o folclore, os Empreendedores Alagoanos nunca dançaram um "trupé" tão ritmado.  Bateram o pé  de forma pública e espontânea se rebelando contra a antiga estagnação do Estado, indo com tudo em busca de seus sonhos.

Fazem isso em conjunto, de forma cooperada, voluntária e colaborativa, não como dança, mas com palavras, trabalho de verdade e ações concretas, dão uma passo a frente enquanto muitos fingem que não ver o que acontece. Os resultados estão ai escancarados e todos deveriam parar para assistir, entender e admirar esses feitos.

Esses "Guerreiros Alagoanos"  estão escrevendo com maestria a história Contemporânea de Alagoas, desafiando os céticos, com muita determinação, coragem e resiliência, estão levando orgulhosamente o nome do Estado para o mundo.  

Historicamente isso já aconteceu em outras épocas na política, na cultura e na música com famosos personagens de Alagoas que se tornaram referência em seus segmentos. Agora é a vez de centenas de Empreendedores da Era Digital, registrarem seus nomes no cenário Nacional e nesta história.

Meu respeito vai especificamente para os Empreendedores que fazem do nada em alguma coisa ou que abrem mão de seus status, de seu empregos fixos ou de suas heranças financeiras e familiares, para se arriscarem a terem seu próprio negócio a partir de um sonho ou uma vontade de empreender, mas também na possibilidade real de perder tudo e não ter nada. 

Empreendedores como uma garota chamada Larissa Maranhão com seu blog que ajuda milhares de jovens com Enem, falo do developer Carlos Wanderlan que desenvolveu com seus pares uma incrível solução de inclusão social, falo do executivo Wesley Barbosa que fez carreira internacional, falo de professor Leandro Melo que vem gerando grandes oportunidades na Ufal, aproximando a academia do mercado, do evangelizador Demian Borba que mostrou Alagoas ao mundo, de Martha Medeiros, a estilista das Estrelas que faz da renda Alagoana uma grande sacada de moda, falo do multifuncional Alberto Antunes que fomenta o empreendedorismo estudantil, do Chef Guga Rocha, que já é considerado um dos mehores do Brasil, falo dos jornalistas Carlos Melo e James Silver que inovovaram na comunicação Digital, do designer Paulo Blob que criou a maior comunidade brasileira de motion design, enalteço o  Rinaldo Amaral, que soube educar seus filhos a empreender e vencer, do professor Bruno Bessa que criou com sua equipe a primeira Plataforma Virtual (3D) de Parques Tecnológicos do Brasil, do jovem estudante de administração de Arapiraca Gustavo Costa e seu legítimo "Xôooo Bôooi" que está apenas começando. Em nome desses, homenageio tantos e tantos outros Empreendedores Alagoanos que admiro que já são referência pública no que fazem na chamada Econômia Craitiva. Corro o risco de nao mencionar todos, mas isto não diminui seus méritos.  Um dia vou escrever um texto nominando todos eles com seus referidos feitos e claro, também os que fazem o #SururuValley .

Esses já conseguiram sair do cesto do que eu chamo da "Síndrome do Caranguejo Alagoano" onde quem não quer que os outros se dêem bem, puxam (derrubam) de volta para dentro do cesto cheio de iguais, pois querem que você seja igual ou menor, nunca maior ou melhor.

Pois bem, percebo que esse movimento se agiganta. Precisamos cada vez mais de pessoas e entidades que apoiem, impulsionem e ajudem ou que pelo menos não atrapalhem!. É o que está acontecendo neste momento em Alagoas.

Aos que me agradecem por ter revelado vários talentos,  ter começado a enaltecer este movimento em Alagoas para o Brasil, eu é que agradeço muito pelo reconhecimento e gratidão e é este sentimento que nos fortalece. Nunca poderemos perder essa união de vista.

Agora temos exemplos reais e uma enormidade de jovens com brilho nos olhos querendo fazer  acontecer e que estão ajudando ou prontos para ajudar no desenvolvimento econômico do Estado.   

Alguém consegue parar este "trupé"?  Os Guerreiros Alagoanos sem saber que era impossível, foram lá e fizeram!!

@JoaoKepler

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..