O grupo gestor do Arranjo Produtivo Local (APL) Fruticultura no Agreste foi reativado em reunião, nessa terça-feira (17). O encontro contou com a participação de secretários municipais de agricultura, produtores, técnicos, representantes de cooperativas e associações envolvidas no segmento produtivo, no auditório do Sebrae, em Arapiraca. Na ocasião, a agenda das reuniões do grupo foi formulada e os representantes da atividade dentro do território foram reestabelecidos.

 O gestor do APL, Humberto Sant’Anna, salientou a importância desse marco dentro das articulações do arranjo. “Durante o tempo em que o grupo não se reuniu, as ações do APL continuaram acontecendo, mas pontualmente, por meio das instituições parceiras. Com esse retorno, esperamos planejar de forma incisiva dentro do território e atender às demandas do nosso corpo produtivo”, explicou.

 Humberto lembrou ainda da necessidade de protagonismo dos produtores nessa nova fase do arranjo. “Quem articula reuniões com o setor produtivo sabe a dificuldade de levar os agricultores para discussões que nem sempre acontecem perto de suas regiões, mas é necessário que um esforço seja realizado por parte deles. Não adianta que o técnico vá e o produtor não, só eles sabem qual é a realidade, e essa presença vai nos ajudar a contribuir melhor para o desenvolvimento deles”, garantiu.

 

Uma mudança aprovada durante a reunião vai facilitar essa presença ressaltada por Humberto, e já a partir dos próximos encontros, eles serão aplicados de forma itinerante. Segundo o gestor, muitas reclamações voltadas para a realização do evento no mesmo local eram feitas pelos produtores. “Com a definição da nova agenda para as reuniões, estaremos no dia 8 de novembro em Limoeiro de Anadia, na comunidade Jenipapo e no dia 13 de dezembro, em São Sebastião, na prefeitura municipal”, concluiu.

Outros pontos tocados na reunião, e que serão amadurecidos nos próximos encontros, visam à melhoria nas vias de comercialização de hortaliças e nos acessos de água, via perfuração de poços e termos de outorga.

Estiveram presentes a gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial UDT/Sebrae, Fátima Aguiar, os articuladores do APL, Rúbia Solange, pelo Sebrae, e Nilton Fireman, pela Secretaria de Estado de Agricultura, e o gestor de projetos da Seagri, Marcelo Maiolo.

 O APL Horticultura no Agreste é coordenado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), em parceria com o Sebrae /AL, e faz parte do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL).