Um hospital veterinário para atender aos criadores da Bacia Leiteira deverá ficar pronto em dezembro deste ano, no município de Batalha. A unidade é viabilizada por meio de um convênio entre o Governo do Estado e o Governo Federal com investimentos de cerca de R$ 1 milhão.

A estrutura física está pronta, mas falta ainda a licitação dos equipamentos, que já está sendo organizada. Quando estiver em funcionamento, o hospital contará com uma parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), centros universitários, universidades, institutos federais e a Prefeitura Municipal de Batalha. O foco será o atendimento de animais ruminantes, como vacas, bois e bezerros.

O hospital faz parte do Polo Tecnológico da Bacia Leiteira e compõe um Centro de Referência em Biotecnologia da Reprodução e Produção de Animais. Além da estrutura física, já foram adquiridos uma motocicleta, três veículos e uma ambulância, que poderá visitar as propriedades rurais para fazer procedimentos nos animais e pequenas cirurgias.

“Com esse hospital, vamos fortalecer a pecuária de leite, com atendimento prioritário aos pequenos criadores. Em geral, eles dispõem de animais com ótima genética, reconhecida nacionalmente, têm acesso a equipamentos para produção de leite e precisam desse apoio para garantir a sanidade animal”, frisou o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior.

O prefeito de Batalha, Aloísio Rodrigues, esteve na Seagri, em reunião com o secretário, a engenheira Tatiana Freitas e a gestora ambiental Marina Morais para reafirmar a parceria da prefeitura em relação ao hospital. Ele disse que será um ganho para todos os produtores da região.