A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) trabalha nos últimos preparativos para o Desfile Cívico Estudantil em comemoração à Emancipação Política de Alagoas, programado para a tarde da próxima segunda-feira, 16 de setembro, a partir das 15h30. Mais de 2,6 mil estudantes deverão participar do desfile no estacionamento de Jaraguá – o espaço receberá o nome de Palco Arena. Com muita música e participação de quase todas as escolas do Estado, o evento, este ano, prestará homenagem às artes cênicas.

Com o título “Alagoas em cena: arte e educação”, o desfile vem sendo preparado para encantar o público, como sugere a coordenadora do evento, Maria Beatriz Brandão: “Este ano, além das bandas fanfarras e dos temas históricos, investimos muito nos alunos que praticam arte nas escolas. Nosso objetivo é divulgar o trabalho que eles desenvolvem com teatro, dança, circo, canto coral e ópera. O público presente assistirá a um lindo espetáculo com muita música e com toda uma estrutura de proteção e segurança garantida”.

Este ano, além das escolas da rede pública estadual, participarão do evento  alunos da Secretaria de Educação (Semed); do curso de Artes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal); do Centro de Belas Artes da Secretaria de Estado da Cultura (Cenarte); escolas de circo e de dança particulares e organizações não governamentais (ONGs) que desenvolvem atividades em arte-educação de cunho social.

Portaria

Beatriz Brandão preside a comissão organizadora do desfile – instituída pela SEE por meio da Portaria nº 780, publicada em 26 de agosto, no Diário Oficial do Estado (DOE). Segundo ela, o cortejo será dividido em cinco atos: cívico, circo, teatro, dança e representações e expressões. “Os alunos estarão caracterizados para representar as diferentes linguagens artísticas. A ideia é mostrar, com riqueza de detalhes, os personagens que fazem a arte cênica de Alagoas”.

Para que tudo dê certo, Beatriz Brandão destaca que o desfile vem sendo planejado e organizado por técnicos da Educação desde o início deste semestre. “É importante que a população compareça e prestigie o desfile em homenagem à nossa Emancipação Política, data maior do civismo alagoano. Além disso, é uma excelente oportunidade para conhecer um pouco mais sobre nossos artistas e o universo cênico alagoano”, enfatiza.

Trânsito

Nas imediações do local do desfile, o trânsito será modificado a partir da madrugada da segunda-feira. Algumas avenidas e ruas serão interditadas por algumas horas no feriado. A partir do meio dia, estarão interditadas a Avenida da Paz; a Rua Aspirante Alberto Melo da Costa (Riacho Salgadinho); a Rua Buarque de Macedo, até a  Aspirante Alberto Melo da Costa (sentido praia) e no trecho até a Rua Uruguai, que também estará fechada até a Capitania dos Portos, bem como a Rua Silvério Jorge (por trás da Sesau). 

Ainda na região do bairro de Jaraguá, também estarão interditadas a Rua Barão de Jaraguá, a Avenida Comendador Leão (trecho do sentido praia), a Avenida Cícero Toledo e a Rua Sá e Albuquerque,  com a Travessa dos Artistas.