Uma lista com 11 filmes procedentes do Brasil, Argentina, México, Chile e Uruguai, alguns deles coproduzidos com países europeus, competem na categoria Horizontes Latinos da 61º edição do Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, na Espanha, que será realizado entre os dias 20 e 28 de setembro.
A organização do Zinemaldia divulgou, nesta terça-feira (27), em comunicado, os 11 longas que integram a categoria, uma série de filmes latino-americanos que concorreram ou foram apresentados em importantes festivais, mas que não entraram em cartaz na Espanha.
O vencedor do prêmio, escolhido por um júri específico, receberá 35 mil euros (cerca de R$ 111 mil), dos quais 10 mil euros (R$ 31 mil) irão para o diretor da obra e o restante para seu distribuidor na Espanha.
O Brasil está presente com O Lobo Atrás da Porta, dirigido por Fernando Coimbra e estrelado por Leandra Leal, mas o favorito é o mexicano Heli, já que o filme rendeu a Amat Escalante o prêmio de melhor diretor no último Festival de Cannes.
Também passaram por Cannes os filmes La Jaula de Oro (México-Espanha), de Diego Quemada-Díez, e o novo longa de Lucía Puenzo, Wakolda, uma coprodução entre Argentina, Espanha, França e Noruega que narra a história real de uma família argentina que conviveu com um dos maiores criminosos da história sem conhecer sua verdadeira identidade.
Participam também a animação Anina (Uruguai-Colômbia), de Alfredo Soderguit, e o documentário Who is Dayani Cristal? (Reino Unido-México), dirigido por Marc Silver e protagonizado por Gael García Bernal.
Frutos da sessão Cinema em Construção, que serve para ajudar a finalizar projetos procedentes da América Latina, também serão vistos na categoria Horizontes, com De Menor (Brasil), de Caru Alves de Souza, e Tanta Agua, uma coprodução entre Uruguai, México, Holanda e Alemanha dirigida por Ana Guevara e Leticia Jorge, considerada a melhor estreia no Festival de Guadalajara.
Este último filme foi exibido também na seção Panorama, do Festival de Berlim, da mesma forma que outro selecionado na categoria Horizontes Latinos, Workers (México-Alemanha), de José Luis Vale, que ganhou o prêmio de melhor longa-metragem mexicano em Guadalajara.
Pensé que Iba a Haber Fiesta (Argentina-Espanha), dirigido por Victoria Galardi e protagonizada por Elena Anaya, e Raiz, de Matías Rojas Valencia (Chile), completam a lista de indicados da categoria Horizontes Latinos de 2013.