Franco-atiradores não identificados abriram fogo contra peritos da ONU que se encaminhavam para inspecionar o local de um ataque com gás venenoso nos arredores de Damasco, disse um porta-voz da organização. 

"O primeiro veículo da equipe de investigação de armas químicas foi deliberadamente atingido múltiplas vezes por franco-atiradores não identificados", disse o porta-voz Martin Nesirky. Ele acrescentou que ninguém ficou ferido, mas que a investigação foi suspensa. 

O regime sírio acusou os rebeldes de terem atirado contra os inspetores da ONU. "Os integrantes da equipe das Nações Unidas foram alvo de tiros de grupos armados na região de Moadamiyat al-Sham", sudoeste de Damasco, indicou a televisão estatal.

Um comboio de seis carros com inspetores da ONU deixou um hotel de Damasco nesta segunda-feirae dirigia-se para o local que supostamente foi alvo de um ataque químico na semana passada, que, segundo ativistas de oposição, deixou centenas de pessoas mortas. A equipe de especialistas em armas químicas, vestidos com coletes à prova de bala da ONU, estava acompanhada por forças de segurança e uma ambulância.