Alagoas agora tem Porta USB

24/08/2013 06:17 - João Kepler
Por Blog do João Kepler
Image

Estava pensando em como descrever este momento, em como mostrar que as portas de comunicação, conexão e integração no Estado de Alagoas evoluiram e  agora estão usando uma via mais simples e rápida de comunicação e relacionamento com a sociedade e mercado. Poderia falar que tem wi-fi ou tem banda larga, mas nada se compararia a analogia da evolução das Portas de comunicação entre equipamentos e periféricos que evoluiram ao longo do tempo.  Para quem não sabe, a USB (Universal Serial Bus)  é um tipo de porta para "plugar, ligar e usar" que permite a conexão de equipamentos externos e periféricos a um computador. 

Eu li esta inteligente analogia nas Redes Sociais em um Post do Empreendedor Paulo Blob que foi o vencedor do desafio DemoDay Alagoas 2013, quando ele relatou o seguinte: "Os anjos se profissionalizaram, viraram, investidores anjos. O Sebrae deixou de ser referencia apenas para negócios tradicionais, evoluiu, passou a acreditar também em tecnologia como força transformadora, o poder público agora tem entrada para usb e a sociedade tem o principal: O respeito e curiosidade pela tecnologia."  e ai, eu só acrescento, a velocidade.


Pois é amigos, agora o poder público tem entrada para USB e a sociedade tem o respeito e curiosidade pelo Digital.  É verdade também que alguns os empresários e profissionais liberais se transformaram em invetidores Anjos e o Sebrae realmente se adpatou rapidamente ao fomento desta chamada, nova economia. 

Tenho dito que Alagoas tem o que todo bom empreendedor gosta, que é o "não tem" e isso, o que para muitos é ruim, para outros de visão, é uma oportunidade de fazer acontecer. Estamos falando de gente que faz, de gente que tem confiança na sua capacidade, que não tem medo de ser puxada pra baixo pelos "Caranguejos Alagoanos",  aquele que tem resiliência, aqueles que não esperam acontecer. Enfim, o Empreendedor Alagoano.

Agora, com uma visão 360 graus e uma porta USB o Governo abre os horizontes, diminui a burocracia, quebra as barreiras e encurta o caminho para que esses Empreendedores possam se conecetar ao ecossistema e desenvolver suas atividades de forma apoiada e consistente.

Estamos falando de uma atividade chamada de Economia Criativa, de Empreendedorismo Digital, estamos falando de negócios que trazem divisas ao Estado, pequenas empresas que estão gerando riqueza DENTRO e para DENTRO do Estado.   Posso ousar dizer que, esse movimento é uma alternativa ao desenvolvimento econômico que não atrai os "milhões de reais" de uma única grande indústria, mais gera os mesmos "milhões de reais" de forma descentralizada e popular de muitos pequenos negócios separadamente, porém,  gera da mesma forma e proporção, milhões de empregos e trabalhos diretos e indiretos.

Não se trata apenas apenas do Digital, o proprio Governador Teotonio Vilela, em seu discurso no encerramento do Evento DemoDay 2013 nesta última quinta feira, afirmou entre outras coisas, que a Agência de Fomento do Estado, a Desenvolve, tem multiplicado o investimento em micro e pequenos negócios e hoje em dia, bastam apenas 3 dias para abrir uma empresa.

Enfim, quem me conhece de perto sabe que eu não me envolvo com política partidária ou com  políticos, mas uma coisa é necessário afirmar, nunca se fez tanto pelo Empreendedorismo e pela Tecnologia em Alagoas.  

Parabéns ao Secretário de Ciência e tecnologia Eduardo Setton, que conseguiu unir todos os "atores" para criação desse ecossistema empreendedor, conectando os Empreendedorees, as Entidades, as academias, todas as secretarias de Estado, as Agências, os Investidores, enfim,  parabéns pela implantação desta porta USB na engessada máquina pública. 

Que o Brasil conheça, enalteça e respeite nossas soluções e os nossos Empreendeodres Alagoanos e que o mundo faça um zoom no mapa Global, clicando pra ver o que tem em Alagoas.

Avante #SururuValley 

@JoaoKepler

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..