“Tu me ensina a fazer renda que eu te ensino a estilizar”. Esta idéia soou como música nos ouvidos da estilista Lanza Mazza, da grife Cantão, que investiu numa bela parceria com as bordadeiras do filé alagoano. O projeto será lançado em 50 lojas da franquia e mais de mil multimarcas espalhadas pelo Brasil e no exterior, no mês de novembro. Mas a coleção será apresentada, em primeira mão, no Alagoas Trend House.
O desfile do Cantão acontece na próxima quarta-feira, às 21h, na Musique. Com aplicações em vestidos, blusas, chemises, camisas, bolsas, sandálias e espadrilles, as peças de filé vão compor 15 looks da coleção 4 Cantos, durante o desfile no Trend House. A coleção, inspirada em viagens pelos 4 cantos do mundo, descobriu um cantinho especial dentro desse imenso Brasil: justamente a região das lagoas Mundaú e Manguaba, onde é produzido o filé.
A rede do artesanato está traçada para encantar o mundo da moda. O fio do destino costurou o projeto com foco na sustentabilidade, com o apoio do Sebrae, Secretaria Municipal de Turismo, associações e cooperativas de artesãs. Este projeto segue o caminho da sustentabilidade e gera renda para mais de 200 bordadeiras dos municípios de Maceió e Marechal Deodoro.
A graciosidade e riqueza de detalhes dos pontos conquistou Lanza Mazza e toda sua equipe de 14 estilistas (sem contar as assistentes). “É um bordado feito à mão que agrega um valor maravilhoso e é a nossa cara. Estamos com uma expectativa enorme, tanto pela beleza das peças como pela inclusão social”, destaca a estilista.
Todos os vestidos, blusas, chemises, camisas, bolsas, sandálias e espadriles com aplicações artesanais vão receber uma tag especial falando sobre o processo do filé. Segundo a coordenadora de estilo do Cantão, a ideia é utilizar esta etiqueta para colocar o nome das artesãs nas peças que cada uma delas bordou. “São peças mais especiais, requer uma atenção maior, a tag faz a gente conseguir ver esse ciclo todo que envolve costureira, bordadeira até a cliente final, que vai saber o nome da artesã”.
Uma delas é Maria José, que foi selecionada para representar as bordadeiras alagoanas durante o showroom da coleção, no Espaço Horto, no Rio de Janeiro. “Olha que chique, estou podendo (risos), nunca pensei que ia ter a capacidade de receber um convite para mostrar o nosso filé para uma marca tão elegante no Rio de Janeiro”, brinca. E o sucesso foi tanto que dona Maria desfilou na passarela e foi muito aplaudida.
Maria José integrou a comitiva composta pela secretaria de turismo de Maceió, Cláudia Pessoa, pela gerente do Sebrae, Vanessa Fagá Rocha, e pela franqueada do Cantão em Maceió, Luciana Barreto. Para Cláudia Pessoa, é difícil desassociar o emocional numa ação como essa, de grande proporção. “A negociação de uma grande marca com a produção associada ao filé vem junto com a oportunidade de mostrar que o nosso destino, além de um cenário natural exuberante, produz arte pelas mãos das nossas rendeiras e bordadeiras”, afirma a secretária.
A franqueada Luciana Barreto destaca a importância da pesquisa realizada pela equipe de estilo da grife em Maceió e em Marechal Deodoro. A iniciativa da franquia alagoana de levar o artesanato de Alagoas para as lojas de todo o país foi muito elogiada pelos executivos da marca. “Eles ficaram empolgados porque o Cantão é uma marca genuinamente brasileira, que valoriza a expressão cultural do nosso povo”, destacou Luciana Barreto.
Além da riqueza das peças, o valor agregado do projeto se baseia no tripé do desenvolvimento sustentável para as comunidades artesãs, com os aspectos econômico, social e ambiental. Mas para que as idéias e os desenhos das estilistas saíssem do papel para as mãos das artesãs, foi preciso um trabalho sério de articulação com as cooperativas, associações e até artesãs autônomas.
Daí a importância do trabalho da Unidade de Turismo e Economia Criativa (Utec), que teve a analista do Sebrae, Cristina Moreira, na linha de frente. “É preciso profissionalismo para atender todos os pedidos com um padrão de qualidade exigente. E o trabalho do Sebrae foi forte em relação a isso, os nossos consultores atuaram na formação de preço, negociação, medidas dos moldes e cumprimento de prazos”,explica a gerente da Utec, Vanessa Fagá Rocha.
Novas coleções
Com a visão de mercado de quem atua no varejo de moda, o gerente nacional de franquias do Cantão, Rômulo Carvalho, destaca que lançar produtos sustentáveis é o grande caminho para as próximas coleções, mas é preciso superar o desafio dentro da conjuntura de custos. “Os produtos são belíssimos, encantadores, tem o valor agregado de uma peça manual, mas a meta é aumentar a produtividade para melhorar
Antenado para um mercado cada vez mais exigente em busca de iniciativas sustentáveis, Rômulo sugere que esta coleção inspirada no filé alagoano pode ser apenas a primeira de várias. “Este é muito mais um projeto para o futuro do que para agora, é uma parceria que pode ir crescendo ao longo de novas coleções, o filé alagoano tem que estar presente em outras coleções”, defende o gerente do Cantão.
E isso só depende da qualidade dos produtos e da capacidade das artesãs se unirem para atender as grandes encomendas. A tesoureira da Associação das Mulheres do Pontal da Barra, Rosiene Ramos, a “Ene”, garante que as bordadeiras estão mais do que preparadas para dar este salto de qualidade. “Como o filé vai ficar mais conhecido no Brasil por causa da grife Cantão, a gente espera que se abram mais portas e cheguem mais e mais encomendas. Para isso, já estamos até com um estoque grande de redes para trabalhar”, informa Ene.










