Os estudantes Shu Peng Fon, 13, e Tatiana Lima, 15, do 9º ano da Escola Estadual Princesa Isabel, localizada no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada (CEPA) criaram uma página no facebook para denunciar problemas estruturais das escolas públicas de Alagoas.
O estudante Shu Peng Fon, administrador do “Diário de classe Alagoas”, explicou que a idéia de criar o Diário surgiu após a repercussão da página criada por uma estudante de Florianópolis que denunciava as más condições das escolas públicas. “Em Alagoas, a situação das escolas públicas é semelhante a que é descrita em outros lugares do Brasil: falta professor, equipamentos e infraestrutura física”, explicou.
De acordo com o estudante, atualmente a escola não está com aulas de matemática, filosofia e inglês porque faltam professores para ministrar as disciplinas. “As pessoas perguntam:Teve aula de que hoje? Eu digo: Nenhuma, que não tem professor!! Isso mesmo fui pra escola, mas 30 minutos depois voltei para casa. Por que não teve aula por não ter Professor de MATEMÁTICA e PORTUGUÊS!”, publicou na rede.
Segundo ele, após a criação da página, as aulas de português foram retomadas por um monitor após cinco meses sem aula.
Além da falta de professor, os estudantes afirmaram que a escola Princesa Isabel possui infiltrações nas paredes, carência de cadeiras e de computadores para a sala de informática.
Nome da Página
Criada em junho de 2013, no início, a página foi denominada de “Denúncias do Cepa” com o intuito de que alunos denunciassem a falta de estrutura das diversas escolas localizadas no Centro.
O estudante decidiu expandir a proposta da página e mudou o nome para “Diário de Classe Alagoas” para que estudantes de outras escolas do estado possam contribuir com denúncias e sugestões de melhorias. “Os problemas não acontecem apenas nas escolas do Cepa, mas na rede pública, de forma geral. Eu espero que um dia todos estes problemas que afetam a qualidade da educação sejam resolvidos”, finalizou o estudante.
