O Programa de Qualidade Construir Melhor vai entregar na próxima terça-feira, 13, os certificados das empresas, serviços, produtos e sistemas da cadeia produtiva da construção ampliada de Alagoas que apresentam as boas práticas no conceito “Os 3’’es”: Economia, Eficiência e Ecologia.  O evento acontece às 12h47 no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (CREA-AL).

Para receber o certificado os parceiros do segmento da construção ampliada, que envolve a parte de construção, reforma e design de interiores; passaram por um processo seletivo que consistiu em uma pesquisa qualitativa junto a engenheiros, arquitetos e dirigentes. Outra característica que os participantes devem ter para conquistar a certificação é a representação de um impacto econômico que não ultrapasse os 10 milhões de reais por ano.

Essa é a primeira vez que o selo de qualidade do Programa Construir Melhor está sendo apresentado em Alagoas. No primeiro momento os setores envolvidos e a população em geral irão conhecer o Programa de Qualidade Construir Melhor, as empresas envolvidas para o ano de 2013 e o conselho técnico-científico que é composto pelo conselheiro presidente, professor Luiz Dantas Vale; conselheiro titular em Economia, professor Cícero Péricles; conselheiro titular em Eficiência, professor Ednaldo Marques; e pelo conselheiro titular em Ecologia, jornalista Anivaldo Miranda.

Luiz Dantas explicou que os parceiros envolvidos no programa foram indicados após meses de muita pesquisa no mercado alagoano e que elas servirão de exemplo para muitos outros empreendimentos da área. “É importante que em Alagoas existam empresas preocupadas com Economia, Eficiência e Ecologia, principalmente no setor de construção, sendo assim este o maior motivo do programa iniciar suas atividades aqui”, informou.

Eficiência é um dos pontos importantes para o conceito “Os 3’’es”. De acordo com o conselheiro em Eficiência, Ednaldo Marques, a iniciativa foi muito positiva para Alagoas e para ele é uma honra participar do Programa de Qualidade Construir Melhor. “Com muito empenho vou contribuir para que os processos sejam eficazes e eficientes”, ressaltou.

Cícero Pericles disse que o setor de construção merece esta avaliação. “A nossa apuração servirá para que a população esteja atenta as empresas que respeitam o cliente, o mercado e a população; pois a sua inserção no programa equivale a uma conceituação positiva dos seus trabalhos”, ressaltou.

Essa é a primeira vez que o selo de qualidade do Programa Construir Melhor está sendo apresentado em Alagoas e conta com o apoio da organização Arnon de Melo, do setor acadêmico estadual e federal, com instituições públicas e privadas. A partir do próximo ano, a seleção será por inscrição livre das empresas. Em março de 2014 o conselho fará uma reavaliação das empresas que receberam o certificado e uma avaliação das empresas que se propõe a receberem a certificação para 2014.