A campanha do título brasileiro do Fluminense, em 2012, foi marcada por uma equipe que se acostumou a jogar fora de casa com o mesmo protagonismo das partidas disputadas no Rio de Janeiro. Contratado recentemente como novo treinador da equipe, Vanderlei Luxemburgo quer recuperar essa característica. Para ele, vencer como visitante é fundamental:
- O objetivo tem que ser buscar a vitória. Quando não der, empata, mas a vitória é muito importante principalmente fora de casa. Temos que saber disso e trabalhar por ela.
Luxa teve mínimo tempo de preparação para assumir o Tricolor. Abel Braga foi demitido na segunda-feira. No mesmo dia, Vanderlei foi procurado pela diretoria do Flu e acertou o contrato para ser anunciado no dia seguinte, comandar o primeiro treino da equipe e depois ser apresentado aos jornalistas. Na quarta, já estava na área técnica orientando o time na vitória contra o Cruzeiro, então líder do Campeonato Brasileiro. Neste sentido, o técnico disse que conhecer as características do Fluminense previamente foi um diferencial.
- Não me permiti conversar com ninguém sobre o que iria fazer e não me permito Me ligaram às 9h30 para a reunião na casa do Celso, cheguei 16h30 e no dia seguinte já estava me apresentando. Aqui foi bom, precisava ser coisa urgente e já estreei ganhando o jogo. Já conhecia esse Fluminense, tinha visto muitos jogos, conhecia os jogadores, mas foi um começo rápido - admitiu o novo professor.
O Flu volta a campo neste domingo, contra o Ponte Preta, no Moisés Lucareli, tentando finalmente arrancar no Campeonato Brasileiro. Oportunidade para o novo treinador seguir vencedor neste agitado início de trabalho.









