O árbitro Phil Dowd surpreendeu ao aparecer em forma na última semana para apitar o amistoso de pré-temporada entre Bolton e Betis. Famoso por apresentar uma barriga saliente nas partidas do Campeonato Inglês nas últimas temporadas, ele se submeteu a um rigoroso processo de emagrecimento durante as férias – coincidentemente, após receber críticas do ex-treinador do Manchester United, Alex Ferguson. As informações são do jornal Daily Mail.
Ferguson havia questionado a capacidade física de Dowd depois do empate por 1 a 1 com o Arsenal, em abril deste ano, reclamando que o árbitro não conseguia acompanhar de perto os principais lances do clássico. E o treinador não estava tão errado assim: em maio de 2012, Dowd havia sido reprovado no teste físico da FA (Federação Inglesa de Futebol).
Aos 50 anos, o árbitro – um dos mais renomados da Inglaterra – preferiu não correr riscos de arranhar a própria imagem e a longa carreira. Nas férias, ele se submeteu a treinamento específico, incluindo corridas de longa distância. Os resultados não apenas deram certo como impressionaram: ele apresentou desempenhos semelhantes aos dos árbitros Howard Webb e Anthony Taylor, conhecidos pela forma física.
Dowd apita o Campeonato Inglês desde 1997 e, provavelmente, estará apto para participar de sua 13ª temporada na competição. A primeira rodada do torneio está marcada para daqui duas semanas, em 17 de agosto.









