Não podemos deixar que Maceió repita Pinheirinho.

01/08/2013 20:34 - Raízes da África
Por Arísia Barros

Na tarde desta quinta-feira, (01), integrantes da Frente Pelo Passe Livre/Maceió e as famílias despejadas, em 18 de julho,  do terreno do bairro da Santa Lúcia , parte alta da cidade, ocuparam a sessão da Câmara Municipal de Maceió, no centro da capital alagoana.

Os manifestantes cobram atenção das autoridades em relação a situação de risco que vivem às famílias do Santa Lúcia, que passam pela 2ª  reintegração de Posse , agora do  Edifício Palmares (prédio desativado do INSS).

A reintegração do prédio pode ocorrer nesta sexta-feira (02), último prazo dado pela Justiça para que cerca de quinhentas famílias desocupem o local.

Os movimentos Via do Trabalho (MVT) e Luta Pela Terra (MLT) representam as famílias.

Uma moradora da invasão emocionada diz:  “Precisamos de um lugar para fixar moradia. Já estamos cansados de viver de um canto pra outro. Nossas crianças estão doentes e muitas mães aflitas. Precisamos do Estado, mais do que nunca. Queremos uma casa para morar. Todos sabem que moradia é um direito assegurado pela Constituição Federal”.

Ao ocupar a Tribuna, Hitallo Viana, integrante  da Frente Pelo Passe Livre,  afirmou: “A comunidade dos trabalhadores do  Santa Lúcia é nossa referência do   Pinheirinho, em São Paulo. Não podemos deixar que Maceió repita Pinheirinho.

Precisamos que os vereadores estejam com a gente. Precisamos dos vereadores dormindo na ocupação. Queremos ouvir os vereadores dizendo: Nós,  vereadores vamos estar com vocês, enfrentando a  polícia e levando bala de borracha com vocês”.

Lucas Barros, outro integrante da FPPL acrescentou: - “A gente quer o passe livre estudantil e a moradia para o povo pobre de Alagoas. A gente quer o direito de estudar e viver dignamente. Precisamos de moradia, A gente  tem que ir além dessa justiça privada, burguesa”

A vereadora Heloísa Helena parabenizou os manifestantes:”Parabéns a todos vocês que estão aqui.  Se não tiver a pressão popular, nem tão cedo haverá a decisão dessa casa. Existem projetos na Câmara. Eu mesma já entrei com um processo desses, mas a burocracia nos impede de seguir adiante. Vamos trabalhar para garantir a votação do Passe Livre. Amanhã vamos estar todos juntos lá na ocupação Santa Lúcia. Nós temos que fazer um apelo para que o consultório de rua e assistência social vá a ocupação porque tem criança defecando sangue. Amanhã de manhã vamos estar juntos todos juntos para impedir a reintegração de posse”.

Após diversos pronunciamentos foi acordado que uma Comissão de vereadores faria uma visita à ocupação, como também outros encaminhamentos para discussão do  Passe Livre e a Sessão foi encerrada. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..