Houve um tempo em que as façanhas do presidente Vladimir Putin deixavam os russos orgulhosos, mas muitos estão achando difícil acreditar no mais recente feito do presidente - ter apanhado um peixe enorme na Sibéria.

Um vídeo divulgado na semana passada pelo Kremlin mostra Putin, em traje camuflado e de óculos escuro, pescando, dirigindo uma lancha e afagando uma rena numa remota região siberiana, na companhia do primeiro-ministro e do ministro da Defesa. Mas muitos russos acharam que a cena de Putin, 60 anos, puxando um lúcio, ume peixe de água doce, de 21 kg, foi a típica história de pescador.

Em poucas horas, a internet estava cheia de ironias e ceticismo sobre o verdadeiro peso do lúcio. "Adivinha quem deixou o peixe lá para o Putin pegar", dizia a legenda colocada sob duas fotos - uma de Putin segurando o peixe, outra do premiê Dmitri Medvedev saindo de um rio, com traje de mergulho e aspecto satisfeito.

Pescadores experientes postaram fotos de lúcios grandes já fisgados, questionando o tamanho e o peso do troféu exibido pelo presidente. Um porta-voz do Kremlin insistiu que o peixe tinha realmente mais de 20 kg.