Os shows do cantor Morrissey no Brasil marcados para julho e agosto deste ano foram definitivamente cancelados, segundo o site de fãs “True to you”. Em nota assinada pelo próprioMorrissey, que já se pronunciou outras vezes através do site, o cantor explica que os shows foram cancelados após problemas financeiros e se disse cansado de ter que pedir desculpas tão frequentemente. Os outros shows que seriam realizados na América do Sul também foram cancelados, segundo a nota.
Procurada pelo G1, a produtora T4F, responsável pelos shows no Brasil, disse que não recebeu contato da produção de Morrissey sobre cancelamento. A produtora disse que os shows ainda estão oficialmente confirmados.
Morrissey faria shows em São Paulo (30 de julho), Brasília (2 de agosto) e Rio de Janeiro (4 de agosto). No início deste mês, ele já havia cancelou shows no Peru, colocando em risco todo o resto da turnê sul-americana.
“Hoje fui informado de que a turnê prevista para a América do Sul foi apagada, talvez sacrificada - devido, segundo fui informado de maneira confiável, a falta de financiamento. É muito fácil de vender bilhetes, mas impossível transportar a banda e equipe de [do ponto] F a G”, começa a nota, datada desta sexta-feira (19).
“Em um ano no qual muitas decepções foram enterradas, esta é realmente a última de muitas gotas d’água, e eu não sinto isso sozinho. O futuro de repente é ausente, e minhas desculpas são agora tão frequentes quanto um pouco ridículas, e sou eu que peço desculpas, porque ninguém mais se incomodaria”, afirmou o cantor.
"É angustiante ser responsável por transmitir tais notícias - especialmente quando elas chegam para mim de forma inesperada e inexplicável. Mas o colapso da [turnê da] América do Sul abre um baque colossal, e os maiores problemas permanecem insolúveis tanto como em 2009. A conclusão óbvia me encara de um espelho, e as rodas estão finalmente fora do vagão", continua a nota.
"Cancelamentos e doenças sugaram a vida de todos nós, e a única solução sensível parece ser a arte de não fazer nada. Como sempre, peço perdão e ofereço as dores de um amor avassalador e de gratidão à banda e à equipe, cuja lealdade se estende acima e além."
Intoxicação alimentar
O primeiro cancelamento ocorreu devido a uma intoxicação alimentar provocada por um prato de macarrão com tomate. Na ocasião, ele pediu desculpas de forma bastante dramática e garantiu que foi liberado por seu médico particular para voltar aos palcos na Argentina, onde tem um show marcado para o próximo dia 28.
“Não tenho palavras para a tristeza que sinto pela perda do perfeito Peru... após uma recepção tão vitoriosa e edificante em Lima, o mau agouro da contaminação chegou através de um simples prato de penne com tomate em um restaurante. Três horas depois, eu e o segurança, Liam, entramos em colapso com uma doença mortal e delirante que nos deixou de cama. Cinco dias de cuidados médicos mal conseguiram controlar a corrosivamente tóxica intoxicação alimentar”, escreveu.
Citando uma frase de “Hand in glove”, dos Smiths, ele prosseguiu: “Conheço minha sorte muito bem”, acrescentando que o sonho se transformou em dor de cabeça e explicando que retornou a Los Angeles para ser tratado por seu médico, Jeremy Fine.
“...ele me garante que estarei bem para os próximos shows na Argentina e no Brasil. Não faço ideia de onde meu amado Chile foi parar. No calor dos cancelamentos e adiamentos, a humilhação e mortificação que sinto em nível pessoal são gigantescos demais para serem medidos”, afirmou.
Pedindo desculpas especialmente aos fãs do Peru e a aqueles que foram ao país para vê-lo, Morrissey encerrou o texto mais uma vez sendo dramático. “Cada ano nos aproxima de nosso declínio, mas continuarei buscando um ouvinte até que esteja morto em uma vala”, concluiu.