Técnicos de campo da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) tiveram seus trabalhos selecionados para apresentação na quinta edição do Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite, realizado nos dias 10, 11 e 12 de junho, na cidade de Águas de Lindoia, São Paulo, o qual possui como foco o tratamento dos produtos lácteos e aspectos que envolvem sanidade animal.
Os cinco trabalhos apresentados foram obtidos por meio de mapeamentos que consistiam em verificação de microorganismos no leite, contagem de bactérias e contagem de células somáticas no leite.
Além da CPLA, pesquisadores e profissionais da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) e do curso de medicina veterinária da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) – Unidade Educacional de Viçosa estão incluídos nos trabalhos.
Sobre as pesquisas desenvolvidas, a professora adjunta da UFAL, Elizabeth Sampaio, que atua na área de tecnologia e inspeção de produtos de origem animal, ressaltou a parceria com a CPLA e o quanto é importante estabelecer conhecimento ao público atendido pela cooperativa. “Nosso objetivo é tentar desenvolver informação ao homem do campo e auxiliar a CPLA de maneira contínua”, destaca Elizabeth.
A professora ainda frisou que os resultados obtidos nas pesquisas com Contagem Bacteriana Total (CBT) e Contagem de Células Somáticas (CCS) foram realizados por meio de parceria com o professor Severino Benone, responsável pelo laboratório Progene da Rede de Laboratórios de Qualidade do Leite, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O Progene é também credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).