A vida de uma mãe se transforma numa maratona de responsabilidades. Entre o trabalho, os cuidados com a casa, os filhos e, muitas vezes, a luta para equilibrar todas as tarefas, o cansaço e o estresse se acumulam. São jornadas que se repetem todos os dias, com pouco espaço para o descanso ou até mesmo para cuidar de si mesma.
No entanto, práticas de atividades físicas, realizadas de maneira regular, fazem a diferença em meio a uma rotina apertada, porque auxiliam a manter a saúde das mamães em equilíbrio. Para muitas mães, o exercício físico é mais do que um passatempo. Torna-se uma válvula de escape, uma forma de cuidar de si mesma, recuperar a energia e enfrentar os desafios com mais leveza.
“Todo dia ela faz tudo sempre igual”
A letra da música de Chico Buarque descreve a vida de algumas mamães, como a aluna da Academia do Povo do Jacintinho, Alana Silva, 33 anos. Para ela, o esporte se tornou uma terapia diária, que permite um pouco mais de equilíbrio e autocuidado.
O despertador dispara às 5h da manhã, quando Alana acorda para enfrentar mais um dia exaustivo, marcado pela repetição, desafios e inúmeras responsabilidades. Mãe solo de dois filhos, sendo um adolescente de 16 anos, e uma menina de 5 anos, ela enfrenta uma jornada de trabalho como recepcionista em uma clínica de Maceió e, nos finais de semana, ainda faz faxinas como diarista para complementar a renda.
A batalha diária de sustentar a família é exaustiva, mas Alana não se deixa abater. Sabe que para continuar cumprindo seu papel de mãe, mulher e profissional, precisa manter a mente e o corpo em equilíbrio. Por isso, há sete meses começou a frequentar a Academia do Povo, iniciativa da Prefeitura de Maceió que oferece atividades físicas gratuitas aos usuários do equipamento.
"A academia é um refúgio para mim, um lugar onde posso me desligar da rotina e me sentir bem comigo mesma. Depois de um longo dia de trabalho, ainda sigo para a caminhada e para o treino. Fico mais leve e energizada para enfrentar o restante do dia e aproveitar o tempo com meus filhos", diz Alana.
O que torna ainda mais especial a escolha de Alana em se exercitar na Academia do Povo é que o equipamento é de graça. "Eu não teria condições de pagar uma academia particular. Então, ter essa oportunidade de treinar de graça é fundamental para o meu bem-estar. A Academia do Povo tem sido um grande apoio na minha vida, porque me ajuda a cuidar de mim sem comprometer o orçamento da casa", afirma a jovem mãe.
Mais Saúde
Por meio das Academias do Povo, a Prefeitura de Maceió transforma a vida de muitos moradores da capital alagoana. São espaços voltados para a prática de atividades físicas, lazer e convívio social, proporcionando a toda a população o acesso a equipamentos de qualidade e profissionais capacitados, sem nenhum custo financeiro.
Com unidades em diversos bairros de Maceió, as Academias do Povo estão instaladas em localidades como a Jatiúca, Feitosa, Praia do Sobral, Reginaldo (Poço), Fernão Velho, Ouro Preto e Vergel do Lago.
Todos os dias, as unidades atendem mais de 200 alunos, beneficiando uma média de 180 mil pessoas por mês. Os equipamentos oferecem aulas de musculação, circuito funcional, alongamento e abdominal, com a supervisão de uma equipe de profissionais de educação física. Para ter acesso às Academias do Povo, os alunos fazem a matrícula via aplicativo, o MUDE-Yoga e Fitness, e podem agendar as aulas, além de acompanhar pela ferramenta o progresso individual.
O secretário de Esporte de Maceió, Francisco Nascimento (Chicão), ressalta a importância de espaços públicos de qualidade para a população. “As Academias do Povo são um exemplo de como o esporte pode ser democratizado e acessível para todos. A promoção da saúde e do bem-estar deve estar ao alcance de todas as pessoas, principalmente das mães, que muitas vezes se sacrificam em nome da família. A possibilidade de ter um espaço gratuito e perto de casa para cuidar da saúde é uma conquista para todos nós”, pontua o titular da Semesp.
A iniciativa também conta com uma ação solidária, a doação mensal de dois pacotes de leite, que são distribuídos para instituições e projetos sociais, beneficiando ainda mais comunidades em situação de vulnerabilidade social.
“A rotina de Alana e tantas outras mães que frequentam as Academias do Povo mostra como a atividade física vai além do cuidado com o corpo. É também um ato de autocuidado, de saúde mental e de equilíbrio emocional. A prática de atividades físicas, como a caminhada ou o treino na academia, ajuda a aliviar o estresse, melhora o sono e aumenta a disposição. Para muitas mães, o exercício é um investimento na própria saúde e no bem-estar da família”, conclui o secretário de Esporte de Maceió.