A abertura da mostra “Livres olhares: Memórias em Permanência”, que ficará em exposição no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa) até o dia 13 de julho, será nesta terça-feira (02), a partir das 17h. A mostra é uma realização do Ponto de Cultura Enseada das Canoas em parceria com o Museu Cultura Periférica - Núcleo Vila dos Pescadores, com curadoria de Viviane Rodrigues e o apoio da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult).

Consta da programação várias atrações culturais, dentre elas a apresentação do grupo de Maracatu Mirim do Ponto de Cultura das Canoas, a performance Ficção Azul, de Jorge Schultz, do núcleo de pesquisas e ações artísticas Cia Ltda., a apresentação de dança afro, com Murilo Santos, e do Projeto Urucungo, de Denivan Costa.

A exposição consiste em fotografias feitas por crianças da Vila dos Pescadores, no bairro do Jaraguá, que procuram retratar a ideia do belo que se impõe na alma através das janelas dos olhos de quem visita a Vila dos Pescadores.

Segundo Viviane Rodrigues, curadora da mostra, o objetivo é revelar o bem e o belo da Vila com riqueza de detalhes, seja por meio dos livres olhares das crianças do Ponto de Cultura Enseada das Canoas, expostos em fotografias, ou seja, por meio dos materiais do ofício da pesca tradicional, documentos e vivências dos moradores.

“Um diálogo trazendo a memória do lugar despertou o desejo de conhecer mais, buscar outras memórias do tempo, da lei, do sonho, do belo. A ideia do belo que se impõe na alma de quem visita a Vila de Pescadores de Jaraguá provocou a investigação estética na paisagem feia de favela”, afirma a curadora.

O Museu da Imagem e do Som de Alagoas fica localizado na Rua Sá e Albuquerque, nº 275, no Bairro de Jaraguá. Mais informações pelo telefone (82) 3315-7882.