Com foco na representatividade e na celebração do cinema feito por mulheres e pessoas LGBTQIAPN+, a Mostra Mulheres+ no Cinema chega à sua 2ª edição em Maceió, com inscrições abertas até sexta-feira, 9 de maio, para as mostras competitivas de curtas-metragens. O evento acontece entre os dias 1º e 6 de julho de 2025, com uma programação gratuita que inclui exibições, oficinas e atividades culturais voltadas à valorização de corpos dissidentes e narrativas fora da norma.

Realizado pelo Festival Carambola e pela Piracema Studio, o evento celebra o cinema feito por mulheres e pessoas LGBTQIAPN+, com foco especial em produções que subvertem narrativas heteronormativas e evidenciam corpos dissidentes.

As mostras competitivas estão abertas a curtas-metragens de até 30 minutos, dirigidos por mulheres cis, mulheres trans, travestis, pessoas não binárias, transmasculinas e homens trans. Os filmes podem ter sido finalizados entre agosto de 2023 e julho de 2025, e serão divididos em três categorias: Mostra+ Alagoas, Mostra+ Brasil e Mostra+ Videoclipes. Para participar, basta acessar o formulário de inscrição disponível

 

Foto: Assessoria 

 

Com programação gratuita, a Mostra contará com exibições de filmes, oficinas, debates e intervenções artísticas, reunindo o audiovisual de todo o país em uma experiência coletiva e política. 

Em 2025, o tema será “Desapropriando corpos dissidentes: a potência do cinema para além da narrativa heterossexual”, com homenagens à cineasta Adélia Sampaio (MG), primeira mulher negra a dirigir um longa comercial no Brasil, e à artista e empresária alagoana Rosa Mossoró, ícone da cena noturna e da resistência LGBTQIAPN+ em Maceió.