O agrestino município alagoano de Girau de Ponciano que hoje conta com cerca de 37 mil habitantes, está vivenciando uma semana bem especial voltada para o setor de Saúde; sobretudo para as gestantes, onde elas estão tendo a oportunidade de participar por meio de oficinas de uma série de atividades focadas na prevenção, educação e promoção de seu bem-estar, exames e entretenimento cultural. O prefeito Fabinho Aurélio que vem assegurando todo andamento desses trabalhos, inclusive lançando novos programas, aproveitou o dia de ontem, a fim de visitar o funcionamento dos Postos de Saúde; consultando o abastecimento de medicamentos nas farmácias de cada um e até ouvindo sugestões de pacientes e funcionários.
“Denominada a Semana da Mamãe e do Bebê, essa campanha que só termina somente na sexta-feira, vem agradando a todos as mulheres da região, principalmente por ser uma ação pioneira nesses moldes aqui em Girau”, comenta a secretária de Saúde, Aruska Magalhães, que ao lado da secretária da Assistência Social, Ana Karina, vem incrementando a dimensão desses trabalhos com o serviço de atualização acerca do desenvolvimento infantil.
Nesta quarta-feira, por exemplo, haverá treinamento dos enfermeiros para a descentralização do teste do pezinho e lançamento da Camiseta do Teste do Pezinho, bem como do projeto Mamãe na Escola, com palestra sobre abuso sexual, além de momento de descontração com atividades físicas. Amanhã, quinta-feira, o evento acontece com o lançamento do Projeto Mamãe na Escola com palestra sobre violência doméstica e transtornos causados por conflitos familiares. “Mães Costurando Sonhos”, é outro projeto que será lançado, com a realização de oficinas para gestantes acerca da confecção de livros em tecidos para as crianças. O evento finda na sexta-feira, em plena Praça Multieventos, com a realização de diversas atividades educativas e preventivas na área de saúde materno-infantil.