Cientista social potiguar discute, em Alagoas: “A quem interessa a redução da maioridade penal? “

04/06/2013 07:03 - Raízes da África
Por Arísia Barros

Dia 07 de junho, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, o  cientista social  potiguar, Gilson Rodrigues, abordará em  mesa de discussão o tema: “A quem interessa a redução da maioridade penal? Uma discussão.

Bacharel em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Gilson tem experiência em pesquisas junto a comunidades negras rurais em prol da elaboração de laudos e segundo ele: “Os jovens  que morrem todos os dias são  em sua maioria pobre e negra, invisibilidade cotidianamente a partir de uma ação seletiva do Estado. O que temos é um desejo de vingança disfarçado em clamor por justiça!”

Mestre em antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco, Gilson, atualmente  exerce a função de  professor da Universidade Federal de Alagoas.

Participam também da mesa o advogado alagoano, Diógenes Tenório de Albuquerque Júnior e a mineira militante do movimento negro em Minas Gerais, Monica Aguiar, que também é  coordenadora Geral do Centro de Referencia de Cultura da Mulher Negra de Minas Gerais

A graduanda do Curso de Jornalismo da UFAL e militante do Movimento Mulheres em Luta, Gabriela Vilela Palmeira Ferreira, coordenará a mesa de discussão.

Sobre a Sessão Diálogos.

A Sessão Diálogos: “Os 125 anos da Abolição Inconclusa e as Perspectivas Contemporâneas dos Direitos Humanos”, como formação continuada é aberto a todos os públicos e  tem o objetivo de instrumentalizar processos em favor  dos interesses  da população negra , no desenho e desenvolvimento das políticas públicas, nas estruturas de governo, como também alertar para  necessidades de continuidade desses mesmos processos.

Iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas, a Sessão Diálogo conta com o apoio do Senado Federal, SECADI/MEC, Fundação Cultural Palmares, Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, Prefeitura de Maceió, Secretaria de Estado da Mulher da Cidadania e dos Direitos Humanos, Sindicato dos Trabalhadores da UFAL – e  Municipal da Condição Feminina.

A sessão Diálogos visa, ainda,  discutir  pontos divergentes desde a perpetuação de  privilégios e hegemonias no país miscigenação, como também a consolidação de públicas na educação, dentre elas  a efetivação do ensino da história nos currículos escolares, citando a Lei nº 10.639/03, como também a valorização da cultura negra, criando espaços para manifestações que proporcionem reflexão crítica da realidade e afirmação positiva dos valores culturais negros e populares pertencentes a nossa sociedade.

Palestrantes locais e nacionais participam da atividade discursiva.

Para inscrever-se envie um e-mail solicitando inscrição para raizesdeafricas@gmail.com, ou solicite informações; (82)8827-3656

Local: Federação das Indústrias do Estado de Alagoas. Av. Fernandes Lima/Farol

Horário: 08 às 18 horas

Dia: 07 de junho

Certificação: 08 horas

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..