Consultor do Senado Federal discute racismo na Sessão Diálogos, em Alagoas.

03/06/2013 07:34 - Raízes da África
Por Arísia Barros

Mário Lisboa Theodoro  é doutor em economia pela Université Paris I – Sorbonne,  pesquisador associado ligado ao Mestrado em Política Social da UnB desde 1999 .

Convidado pelo Instituto Raízes de Áfricas, Mário Theodoro, que exerce a função de consultor legislativo do Senado Federal, desde 2003, estará em Alagoas participando da Sessão Diálogos: “Os 125 anos da Abolição Inconclusa e as Perspectivas Contemporâneas dos Direitos Humanos”, que  acontece dia 07 de junho, na Federação das Indústrias do Estado de Alagoas.

Theodoro ministrará a Palestra Magna cujo tema é: “As políticas públicas e a desigualdade racial  no Brasil- 125 anos após Abolição”. A mesa será coordenada pela estudante do curso de Psicologia da Faculdade Integrada Tiradentes, Walleska Vanderlei.

O título da palestra magna é homônimo a   publicação organizada por Mário Theodoro, quando  diretor de cooperação e desenvolvimento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

O economista foi o responsável pelo documento com reivindicações, entregue ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, elaborado pelos organizadores da Marcha Zumbi + 10, em 2005, que reuniu cerca de 20 mil ativistas na Esplanada dos Ministérios em Brasília.

 

Sobre a Sessão Diálogos.

 

A Sessão Diálogos: “Os 125 anos da Abolição Inconclusa e as Perspectivas Contemporâneas dos Direitos Humanos”, como formação continuada é aberto a todos os públicos e  tem o objetivo de instrumentalizar processos em favor  dos interesses  da população negra , no desenho e desenvolvimento das políticas públicas, nas estruturas de governo, como também alertar para  necessidades de continuidade desses mesmos processos.

Iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas, a Sessão Diálogo visa, ainda,  discutir  pontos divergentes desde a perpetuação de  privilégios e hegemonias no país miscigenação, como também a consolidação de públicas na educação, dentre elas  a efetivação do ensino da história nos currículos escolares, citando a Lei nº 10.639/03, como também a valorização da cultura negra, criando espaços para manifestações que proporcionem reflexão crítica da realidade e afirmação positiva dos valores culturais negros e populares pertencentes a nossa sociedade.

Palestrantes locais e nacionais participam da atividade discursiva.

Para inscrever-se envie um e-mail solicitando inscrição para raizesdeafricas@gmail.com, ou solicite informações; (82)8827-3656

Local: Federação das Indústrias do Estado de Alagoas. Av. Fernandes Lima/Farol

Horário: 08 às 18 horas

Dia: 07 de junho

Certificação: 08 horas

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..