A Semana de Moda de Alagoas Trendhouse’13 chega à sua 7ª edição como uma grande vitrine do trabalho autoral dos criadores do estado, fomentando a inovação dos médios e pequenos empreendedores do setor da moda e de aspectos culturais como a gastronomia, arquitetura, artes, decoração e serviços de beleza. Em 2013, a TrendHouse’13 se consolida como uma das quatro mais importantes semanas de moda do Brasil, proporcionando ao setor informação e troca de experiências que lhes permita melhorar seu desempenho nos mercados regional e nacional.
A Semana de Moda de Alagoas TrendHouse’13, este ano, como tradicionalmente faz com personalidades locais, homenageia o artista plástico Delson Uchôa, com uma exposição de seus trabalhos e usando sua temática de briefing aos estilistas que irão produzir peças inspiradas no seu talento.
Algumas atrações do line up começam a se delinear. Estão confirmados os desfiles das designers Mary Figueiredo Arantes (leia-se Mary Design) e Manuela Tenório (leia-se La Gaveta).
Quando o assunto é jóia requintada, Mary é considerada uma inventora fashion, uma estilista vocacionada. Há mais de 20 anos no mercado, Mary consegue, com suas peças, realizar o sonho de toda mulher: o de ser bonita. Mary Design é uma marca consagrada no mercado de assessório desde os Anos 80 pela ousadia, criatividade, o bom gosto e pela maneira inusitada como lida com os mais diversos materiais. Tudo para a criatividade da designer Mary Figueiredo Arantes serve de inspiração: cordas, fios, pedras e sementes(entre outros) que ela dá tratamento e transforma em adereços refinados. Em único substantivo pode-se definir o seu talento: “superlativo”.
Acostumada a criar maxicolares (são maxicolares mesmo) e maxiacessórios, desta vez a coleção 2013, que será apresentada na sétima edição da Semana da Moda Alagoas TrendHouse’13 se inspira em maximulheres. Segundo Mary, esta coleção “foi inspirada nelas, mulheres únicas e incomuns, mulheres fortes, à frente do tempo, que fazem da liberdade de ser uma bandeira”.
Para a jornalista Heloisa Aline Oliveira, Mary Figueiredo Arantes é “artista nata, tocada pela emoção e pela diversidade da vida, é uma fonte inesgotável de idéias. Se dependesse dela, as coleções da Mary Design teriam mil itens”.
Mary se consagrou, sobretudo por nunca se prender às tendências, e sempre cultivando a originalidade pessoal. Suas peças, em geral, são mutantes, transgressoras, nunca são como as outras. “A cada dia parecem abalar a ordem das aparências - são muitas numa só”, define Mary.
ESTREIA
Marcela Tenório criou a marca La Gaveta para trabalhar a livre estética. Pelo caráter de diversidade criativa, La Gaveta não se prende a esse ou aquele tipo de criação.
Segundo Marcela, “ ”La Gaveta não segue regras pré-estabelecidas, mesmo que o foco principal sejam os acessórios, a cada mini-coleção serão produzidas peças diferentes do vestuário, por exemplo, no mês de novembro produziremos só sainhas, no outro só blusinhas além de produtos surpresa.”
Márcia Brayner, assessora da marca destaca que mais do que a livre estética, La Gaveta nasceu com um conceito de responsabilidade social. “As peças são feitas à mão, imprimindo uma releitura do artesanato local buscando valorizar o trabalho dos que vivem na região. O objetivo é experimentar, descobrir novas formas de ver e ser visto pelo mundo!”, explica Brayner.
La Gaveta é marca de assessórios de estréia no line up da Semana da Moda TrendHouse’13.













