Vocês deram o pontapé inicial- afirmou Rui Palmeira, o prefeito de Maceió.

13/05/2013 17:23 - Raízes da África
Por Arísia Barros

 

Em um clima de extrema cordialidade aconteceu nesta segunda-feira, 13 de maio, a primeira reunião política de representações negras alagoanas, com o prefeito de Maceió, Rui Palmeira.

Vocês deram o pontapé inicial – afirmou o prefeito. Esse é um momento importante porque já temos algumas demandas encaminhadas, como a necessidade de criação de um órgão especifica para o trato das questões raciais no município de Maceió. Nossa equipe está trabalhando para atender da melhor maneira possível, a esse anseio do movimento- concluiu.

A reunião acontecida no gabinete do prefeito é fruto do “Ároyè”, um Almoço temperado com Política, iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas, ocorrido dia 14 de setembro 2012 e que reuniu, no 6º andar da Federação das Indústrias,  candidatos a prefeitura de Maceió, dentre eles, o atual prefeito, para a discussão de uma plataforma   política de promoção para igualdade racial, quando, o então, Projeto Raízes de Áfricas,  entregou aos candidatos uma pauta de reivindicações.

Entre os pontos abordados no documento- pauta de reivindicações-  estão como  proposição a criação de um órgão para o trato das questões raciais no contexto da prefeitura, como se posicionou Rui Palmeira, como também a criação de  linha de crédito específica às comunidades negras, potencializando experiências de grupos culturais, com ênfase nas mulheres e juventude negra e as diversas formas de geração de trabalho e renda; , objetivando o desenvolvimento sustentável.

Dentre as propostas defendidas pelo Instituto do Negro de Alagoas, INEG-AL representado por Jeferson Santos está à inserção de cotas para negros nos concursos públicos municipais.

Quanto às reivindicações o prefeito garantiu que serão reencaminhadas para o Secretário de Governo e respondidas.

Rui Palmeira diz que seu  Governo dará atendimento às demandas da população negra maceioense e que a ação está partindo do zero.

O Instituto Raízes de Áfricas propôs a realização de um seminário para a escuta das experiências exitosas de municípios brasileiros na execução das políticas negras, o prefeito afirmou que a ideia do Seminário é muito boa- vamos fazer sim.

Ignoban Rocha ressaltou a necessidade de estabelecimento de uma política efetiva para a população negra.

Rosana Thaysa, voluntária do Instituto  Raízes de Áfricas afirmou que  a participação na reunião serve como grande aprendizado.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..