Após recomendação do Ministério Público Estadual (MPE/AL) o Corpo de Bombeiros interditou nesta quarta-feira (08) o Shopping Farol devido a divergências encontradas no Plano de Combate a Incêndio. De acordo com o coronel Paulo Marques, da assessoria do Corpo de Bombeiros, as irregularidades são listadas em 27 itens.

Segundo Marques, dos 27 itens, estão a bomba de incêndio quebrada, saída de emergência obstruída, falha nos sinalizadores de emergência. A bomba de incêndio é o principal item do Plano de Incêndio, pois é responsável pela distribuição de água para os hidrômetros.

 De acordo com o Corpo de Bombeiros, em Maceió, apenas os shopping Miramar e Maceió Shopping estão regularizados. Com relação ao Pátio Maceió, Marques, esclareceu que o estabelecimento tecnicamente também está regular, porém um erro na documentação não possibilitou a liberação.

Sobre o cinema no Centro Cultural Sesi, na Pajuçara, o Corpo de Bombeiros ainda aguarda a solicitação da vistoria. As fiscalizações nos shoppings ocorreram deste o mês passados quando as salas de cinemas foram interditadas.

A fiscalização do órgão atendeu um calendário, previsto em lei, que se estenderá até julho, quando os templos religiosos passarão pela inspeção. O coronel esclareceu que a intenção do Corpo de Bombeiros não é fechar os estabelecimentos, mas garantir que eles possam funcionar dentro das normas para fornecer segurança aos clientes. Segundo ele, será fiscalizado todo e qualquer ponto comercial, mesmo que não tenha um grande fluxo de pessoas.