Outro grande giro de informações pelos municípios alagoanos

07/05/2013 12:59 - Edmilson Teixeira
Por Edmilson Teixeira
Image

 

Santana do Ipanema

Dirigentes da AMA estão intensificando campanha, a fim de sensibilizar não somente aos prefeitos do Sertão a comparecer nesta sexta-feira, em Santana do Ipanema, mas a todos de Alagoas, onde lá acontece um seminário regional. A meta é reunir o maior número possível; pois no evento vão estar o presidente do Senado, Renan Calheiros e o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo. “Vamos narrar o drama vivido por todos nós ao presidente Renan Calheiros”. O recado é do presidente da AMA, Marcelo Beltrão, que na próxima semana estará em Brasília, justamente representando Alagoas, num manifesto nacional em defesa dos municípios; atolados numa das maiores crises econômicas dos últimos tempos.

Santana do Ipanema- planos

A meta da AMA é levar depois de Santana do Ipanema, esse Seminário para outras regiões do Estado. Sua finalidade é traçar uma radiografia das potencialidades de cada município e as linhas de ações que precisam ser definidas para atender seu desenvolvimento sócioeconômico. Um dos palestrantes com presença confirmada é o economista Cícero Péricles, professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

 

Abelha voando

 

Investir na produção de mel no trecho do Vale do São Francisco, visando a atender  26 municípios alagoanos, tem sido a meta atual da Codevesf. A ação faz parte de um projeto que tem também a Ministério da Integração Nacional, dentro do Plano Brasil Sem Miséria. Estão sendo mapeadas cerca de mil famílias que têm a mísera renda de 70 reais por mês. A partir de então, vão receber um kits de produção de apicultura, capacitações e acompanhamento das ações já implantadas, o que possibilitará o incremento da atividade no sertão alagoano.


Arapiraca

O Pátio Arapiraca Garden Shopping bem não entrou em funcionamento já anuncia plano inovador na capital do fumo. É que o órgão visa contribuir para o desenvolvimento social, econômico, cultural e ambiental da região, adotando o tratamento de esgoto para reutilização da água, reduzindo assim, o impacto da emissão de dejetos no meio ambiente. É que o esgoto gerado pelo shopping será puramente doméstico, sendo 100% tratado na sua própria Estação de Tratamento de Esgotos (ETE).

Arapiraca – água

O projeto terá uma capacidade diária de tratamento de 140m³ de efluentes. Como resultado final, a ETE vai gerar um volume de água tratada, que será reutilizado pelo shopping na irrigação de jardins, lavagem de pisos e estacionamento e na descarga sanitária, totalizando uma vazão diária de 130m³ de água reutilizada.

Girau do Ponciano

 

Motivado pelas chuvas recém-caídas na região, foi que nesta terça-feira, o prefeito Fabinho Aurélio disponibilizou para agricultores-familiares que vivem nos assentamentos, máquinas agrícolas, a fim de agilizar o sistema de arar as terras para o plantio no campo. A ação, segundo o prefeito, visa oferecer cidadania; na esperança de tão logo essas famílias possam  ter uma convivência sadia, sobretudo  diante de uma mesa farta de alimentos.      

 

Maquinas

Por falar em máquina, uma verdadeira caravana de prefeitos alagoanos promete marcar  presença nesta quinta-feira em Arapiraca. É que o Ministério do Desenvolvimento Agrário selou essa data, a fim de distribuir 79 máquinas, misturadas de retroescavadeiras e motoniveladoras. Ao todos serão 40 municípios beneficiados. Na verdade, essas máquinas que fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2)  objetivam construir e recuperar estradas vicinais. O evento acontece durante o dia, no Parque Ceci Cunha

Desgosto

Um dado novo apresentado pela Confederação Nacional dos Municípios mostra um quadro ainda mais desolador com relação ao FPM. Levando-se em consideração o IPCA, a queda do repasse de abril foi 19% menor que o mesmo período de 2012. Estudos da AMA apontaram uma queda de 11% com relação a 2012 e 3% com relação a 2011, ou seja, os gestores estão trabalhando com recursos menores que há dois anos.

Rio Largo

Preocupada em apoiar as iniciativas para fortalecer a produção rural e a economia agropecuária alagoana, a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) vai participar do Seminário Agronegócio Alagoano. O evento  acontece terça e  quarta-feira da semana que vem, durante manhã e tarde no auditório do Centro de Ciências Agrárias (Ceca), da UFAL,  localizado em Rio Largo.

Rio Largo- foco

Nesse Seminário, o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, marcará presença ministrando a palestra com o tema “O Cooperativismo como Empreendedorismo da Bovinocultura de Leite”. Aldemar irá apresentar a relevância de manter os produtores rurais em associações e o quanto a iniciativa impulsionou a cadeia produtiva leiteira. O evento busca atrair público formado por estudantes, profissionais, produtores e empresários do setor.

 

Piaçabuçu

Cerca de 300 pescadores de Piaçabuçu vão ter a oportunidade  de participar durante a manhã desta quinta-feira, por meio da Sesau, de uma palestra sobre risco de acidente em trabalho. Segundo Gardênia Santana, diretora de Vigilância à Saúde do Trabalhador da Sesau, os pescadores estão expostos a problemas de postura, incidência de sol sobre a pele, friagem, ventos frios, ondas fortes, lesão nas mãos e nos pés, contato com secreções venenosas dos animais ou de petróleo na água e com algas do tipo maré-vermelha e coliformes fecais.

Piaçabuçu – kits


Durante a ação, serão oferecidos serviços de vacinação, verificação da pressão arterial e glicemia capilar, além da distribuição de material didático sobre a prevenção de acidentes de trabalho e atividades práticas de primeiros socorros, realizadas pelo Samu Arapiraca. Na oportunidade, o médico do trabalho da Sesau, Juraci Roberto,  ministrará palestra sobre Prevenção de Acidentes de Trabalho.

 

Anadia

O programa “Brasil Carinhoso” é mais uma ferramenta social do governo federal que desembarca em Anadia. Com a entrada no projeto, o repasse para a merenda escolar aumenta 65% e, ainda, cresce 50% o repasse per capita do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para as crianças que fazem parte do programa Bolsa Família.



--

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..