Margaret Ruth Groening, mãe de Matt Groening, criador de "Os Simpsons", morreu aos 94 anos no dia 22 de abril, de acordo com obituário publicado no jornal "The Oregonian". A notícia foi divulgada apenas nesta segunda-feira (6) pelo site da revista "The Hollywood Reporter".

Margaret, mulher que inspirou a personagem Marjorie "Marge" Simpson – mãe da família Simpson –, faleceu pacificamente enquanto dormia em sua casa em Portland, Oregon, nos Estados Unidos. Seu marido, o caricaturista Homer Groening, morreu em 1996.

Os nomes dos pais do produtor Groening, assim como os de suas irmãs, Lisa e Maggie, são inspiração explícita para os personagens da famosa série de TV norte-americana, que está em sua 25ª temporada.

Segundo o obituário, os pais de Margaret Groening se conheceram em um barco que viajava da Noruega para a América do Norte e logo se estabeleceram na cidade de Everett, em Washington. Margaret se casou com seu namorado do colégio, Homer, "porque ele foi a que a fez rir mais". Ela estudou na Linfield College e, em seguida, ensinou Inglês no ensino médio.