De olho em um modelo de negócio que é sucesso nos Estados Unidos, diversos sites e já oferecem no Brasil, o serviço assinaturas mensal para compra de produtos de todos os tipos, desde vinhos, sapatos, cerveja, rações, café, cosméticos, até cuecas.
Os clubes de assinante são na verdade um ambiente onde o consumidor paga uma quantia mensal em troca do recebimento regular de produtos. A grande sacada é a base de clientes recorrentes que aliada a criatividade, identifica detalhadamente o perfil do assinante e pode buscar produtos mais específicos para os seus associados. Reunem um grupo de pessoas em torno de um determinado tema, nicho e interesse comum e concentram ofertas exclusivas de um determinado segmento do mercado.
Já são mais de 150 negócios em todo o País operando neste modelo e o desafio de todas elas é fidelizar seus assinantes para que eles não abandonem a recorrência mensal e consequentemente quebrem os Planos.
Uma das estratégias adotadas por vários desses sites é também abrir a Loja Virtual para não associadas ao Clube. Os clientes tem acesso ao e-commerce com preço de varejo e os assinantes tem preços diferenciados, o que faz umm grande diferença e cria interesse na associação.
Extamente nesta linha, acaba de ser lançada a mais nova operação de assinaturas de SAPATOS FEMININOS no Brasil, o Clube do Sapato ( www.clubedosapato.com ), que chegou para ser a maior no seu segmento.
O Clube do Sapato lançou hoje um modelo pouco diferente de assinaturas tradicionais, o Clube, por exemplo, tem 3 Planos de assinatura mensal, conforme perfil da cliente: R$ 80,00, R$ 110,00 e R$ 140,00 para produtos que custam o mais do que o dobro no varejo tradicional. A Loja Virtual estará aberta para as sócias e não sócias, que podem resgatar produtos com um sistema de Pontuação e as não sócias podem comprar pelo preço normal de varejo. O Clube tem uma rede social interna para assuntos relacionados à moda; Acesso direto a blogs de moda associados ao clube; Cartão Presente; Descontos exclusivos em estabelecimentos parceiros do Clube do Sapato; Possibilidade de adquirir mais de um par de sapatos no mês; Participação automática em sorteios e promoções, entre outras muitas outras novidades.
A StartUp Alagoana foi criada por 3 Empreendedores ( Thiago Ramos, Ivan Marreta e Alysson Messias) e suas Esposas também Empreendedoras ( Gabriela, Kamila e Thereza ) que juntos desenvolveram toda a solução. Coube aos investidores Anjo viabilizarem o Projeto e lançar no mercado Nacional.
Entre os Investidores do Clube do Sapato, estão alguns dos mais renomados especialistas em e-commerce do Brasil, como o Tiago Luz que é CEO da famosa agência UnderDogs e da InfraCommerce, o publisher Tiago Baeta que é CEO do do Grupo iMasters, que inclui o projeto E-Commerce Brasil e João Kepler, que é CEO do Show de Ingressos. Além deles, compõe também o grupo de investidores Anjo, Bruno Ferreira que é CEO da Sotaque Propaganda e Toninho Garcez que é CEO do Grupo Alfama.
Acredito que o modelo de negócio de subscrição ou assinaturas podem alavancar muito o e-commerce no Brasil, mas precisa ter cuidado com o boom e a empolgação para não aocntecer a mesma coisa que presenciamos nos modelos de Compra Coletiva.