Os que acreditam nas suas própias mentiras.

28/04/2013 08:26 - João Kepler
Por Blog do João Kepler
Image

 

Como dizia Renato Russo, "mentir pra si mesmo é sempre a pior mentira". Para mim é uma das piores desgraças do mundo, tão forte quanto a inveja, a Mentira destroi tudo e todos a sua volta.
 
Os grandes Mestres na Mentira são os Psicopatas, resultado de uma mente doentia. Para quem não sabe, o Psicopata não é apenas aquele que está associado com a violência.  E é nesse sentido e sobre isso que eu escrevo este texto. Não sou médico e não sou especialista neste assunto, mas já vivi o suficiente para entender e perceber muito mais coisas do que os mais jovens. Mentir é sim uma doença, um transtorno psicológico que deve ser tratado.
 
O Cara que acredita nas suas próprias mentiras e que tem vício compulsivo em mentir, convence-se das mentiras como puras verdades, muitas vezes tem crises internas de auto-estima. Mas como João? Se o mentiroso geralmente é cara bem articulado, um bom ator, manipulador e ótimo marketeiro pessoal, seguro de si, cheio de opinião e histórias mirabolantes.  Correto! mas a resposta é Simples: Dominar outras pessoas é o dom do mentiroso, usa o seu suposto encanto, habilidade e a força da palavra para atingir os seus objetivos, acredita que suas ideias valem mais do que tudo e muitas vezes se acha o cara mais importante do mundo, mas as vezes, apenas da porta para fora.
 
Pior do que isso, tem orgulho intríseco da sua capacidade de enganar, o mentiroso muitas vezes nem se dá conta que está mentindo, até em coisas banais sem importância. Quando é pêgo na mentira, o ataque é a melhor defesa,  traz outros pontos para tirar o foco e sempre tem uma boa desculpa, nunca assume a culpa ou erro. E por isso, não aceita em nenhuma hipótese que foi descoberto contando uma mentira, distorce o máximo possível para que a mentira tenha sempre um fundo de verdade ou um grande propósito.  
 
O maior trabalho que esta pessoa doente tem é de lembrar das mentiras que contou em tempos atrás para não cair em contradição, porquer dissimular é a sua melhor arte e estratégia para sua proteção. Fazendo uma analogia com esta situação, Infelizmente, é mentira o mito que os "Escorpiões" cometem suicídio quando se sentem em perigo ou encurralados. 
 
Não sente nenhum tipo de remorso ou nenhum mal pela dor que causou ao outro ou pelo o que fez (uma pontada passageira, talvez!).  Geralmente é tão frio que nem rancor consegue guardar. Não conseguem se colocar no lugar do próximo, as pessoas são somente um elo para que eles consigam chegar em seus objetivos. Os Estudos apontam que uma pessoa assim, no fundo tem conciência que seus atos são nocivos a sociedade e sua comunidade, mas não teme punição por ter a certeza que tudo o que faz tem um propósito e um benefício (que é o dele mesmo).
 
Na verdade, sentimentos e emoções, só existem nas palavras, são superficiais, no fundo mesmo só interessa é seu "status quo". Reagem desproporcionalmente a quem ameaça, fazem de tudo para distorcer a verdade e os fatos com o objetivo "maquiar" as coisas ou para trasferir a qualquer outra pessoa os seus erros, chegam a inverter completamente as coisas para que os outros sejam apontados como irresponsáveis ou causadores do dano.   
 
Os que rodeiam, os que não percebem e os que não foram ainda atingidos diretamente pelas mentiras ou aceitam por depender de alguma forma os mentirosos de plantão, defendem, muitas vezes incoscientemente, com "garras, unhas e dentes", e com isso terminam sofrendo muito mais quando a verdade vem à tona.
 
Um perigo que apesar de ter tratamento, não sei se tem cura definitiva. Meu objetivo com este texto é alertar as pessoas que convivem com gente com estas características. Preste atenção em sua volta tomem cuidado com a convivência com este tipo de gente, se possível se afaste, pois dependendo da gravidade, a partir de um determinado ponto, para se tornar uma pessoa violenta, é um apenas um lapso ou descuido, tem várias histórias nesse sentido. 
 
Claro, que doenças como a Pseudolalia e a Psicopatia tem vários graus de gravidade e os Estudos estão todos disponíveis na internet, eu mesmo pesquisei antes de escrever esse artigo e por isso, não vou me ater aos detalhes mais técnicos, porém, trouxe a tona o tema e algumas situações do cotidiano de muitas pessoas, meio como um desabafo de ter que me relacionar no mercado com gente que sofre desse mal. 
 
Para ter certeza que não está se relacionando com essess "viciados em mentira", procurem (no médio prazo) características que são totalmente imcompatíveis com o perfil delas (mesmo que eles simulem ou mintam, em algum momento não vão conseguir manter), como humildade, resiliência, gratidão, empatia, atitude positiva, resultados duradouros, credibilidade, lucidez, auto-controle, família, concentração, honestidade, equilíbrio, partilha, compaixão, confiança, doação, ensinamentos, aprendizagem, benevolência, caridade, profundidade e espírito colaborativo. 
 
Se ao ler este artigo, em algum momento identificou com o seu EU, ou vestiu a carapuça, (o que é muito difícil) que bom, sua causa tem salvação, na boa, procure urgente um psicólogo, terapeuta ou mesmo um psiquiatra e faça um tratamento para tentar equilibrar seu modo de viver.
 
Num mundo de verdades e mentiras, todos temos medo da mentira, mas apenas os despreparados tem medo da verdade.  Um dia os mais fortes serão os que falam a verdade e não os que sabem mentir. Estamos no caminho!!
 
Pense Nisso! @JoaoKepler
 
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..