Aplicativo Mobile Alagoano vai mapear o serviço das Operadoras de Celular no Brasil

24/04/2013 08:48 - João Kepler
Por Blog do João Kepler
Image

 

O Crowd.Mobi é um Aplicativo para Android que pretende medir o nível de experiência do usuário com as Operadoras de Telefonia. Além de monitorar o nível de sinal do aparelho e a qualidade da ligação, a ferramenta também permite o controle dos gastos mensal em ligação, sms e trafego de dados.
 
Com o App é possível ter o controle das ligações, o tempo de duração, a origem, o consumo de tráfego de dados, a qualidade do sinal e fazer uma avaliação da sua operadora e saber qual a melhor por localização. 
 
Como o aplicativo roda em background, é possível saber exatamente quando, como e o mais importante, quanto se gasta por mês usando com fatos e dados, o poder de fiscalizar os serviços das Operadoras.
 
Baseado em uso e consumo colaborativo, por isso o nome CROWD, o App promete ser em muitos casos, tormento das Operadoras, pois vai acumular informações precisas de locais de "sombra", baixa qualidade e intensidade (dados e voz) e isso pode ser usado por exemplo para denúncias ou para escolha através destas exeperiências de consumo e uso, de uma outra Operadora (portabilidade), por exemplo.
 
São as Operadoras que determinam o quê e como recebemos esses serviços de telefonia móvel. Cabe aos usuários, apenas usá-los.  Agora com o Crowd.Mobi é possível fiscalizar, qualificar quando finalizar uma ligação, se houve interrupções, ruídos ou falhas. E o melhor, ainda poderá ganhar pontos ou créditos pela experiência de uso.
 
Não é difícil encontrar clientes insatisfeitos com os serviços ou com o atendimento das operadoras, elas são as campeãs de reclamações nos Procons. E a principal reclamação feita pelos consumidores é a cobrança indevida, por isso o Crowd.Mobi possibilitará um maior controle da conta, registrando o tempo das ligações se foi Local, DDD ou DDI, celular ou fixo, se estava na sua área ou em roaming.  Armazena a quantidade de SMS enviados, o tráfego de dados e quais os app mais usados.
 
O usuário cria um perfil no qual posta as suas avaliações de serviço, se conecta com outros usuários do aplicativo e ainda tem acesso ao ranking de avaliação das operadoras por região através da aba Mapa. Esse ranking contém também quais dos seus amigos utilizam aquela operadora, quais recomendam, quantas reclamações têm e uma nota em escala global.
 
Além disso, a ferramenta monitora o nível de cobertura do aparelho, medindo a qualidade do sinal em uma escala de 0 a 30. Com a feature “Amigo Favorito”, durante uma ligação, a pessoa com quem o usuário conversa é avisada quando a intensidade do sinal está abaixo do ideal.  A partir deste feedback dos clientes, o CrowdMobi gera dados precisos sobre a qualidade do serviço prestado pelas grandes operadoras.
 
As Operadora falam em melhorias futuras, e os idealizadores do aplicativo acreditam que ele pode contribuir nessas mudanças com os recursos de mapear a intensidade do sinal, a velocidade da conexão com a internet, checar quedas das ligações e o ranking da melhor operadora por região. Além do painel de opinião e compartilhamento dessas experiências entre usuários, tudo isso se bem utilizado, possibilitará as Operadoras terem a dimensão exata de sua atuação ajudando também  nas decisões de investimento e melhorias.
 
A StartUp Crowd.Mobi foi fundada pelos Empreendedores Alagoanos Leandro Neves, Daniel Amaral e Bruno Amaral com apoio do Núcleo Alagoas da Anjos do Brasil (Sergio Papine, Evandro Lobo, João Kepler, Bruno Ferreira, João Gustavo, Elisio Andrade e Nuno Abreu).
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..