O município de Major Izidoro, Terra do Leite, viveu nos últimos três dias a maior festa do Sertão Alagoano, o 1º Major Fest Folia, não somente pelo recorde de público que lotou o Estádio Municipal, mas pela organização, tranquilidade e alegria conáagiante, itens que surpreenderam os nativos e visitantes. Diferentemente de outros eventos, a prefeita Santana Mariano colocou o camarote da Prefeitura no chão para receber todas as pessoas que passavam por lá num gesto de igualdade, carinho e agradecimento ao público. Pela arena da Folia passaram pessoas de várias cidades do estado e de outras regiões. Também prestigiaram a ressaca do carnaval os deputados estaduais Inácio Loyola e Luiz Dantas, prefeitos e vereadores das cidades circunvizinhas. 

A abertura oficial ocorreu por volta das 11h da noite da sexta-feira (12). Durante a apresentação do show da Banda Cavaleiros do Forró, a prefeita Santana Mariano ao lado do esposo, o empresário César Campos, saudou o público e agradeceu aos que contribuíram para a realização do evento, desejando que a tranquilidade e a alegria contagiassem a todos.

A organização foi um dos itens que surpreendeu tanto os munícipes, quanto aos convidados. Foram montados vários estacionamentos próximos ao local da festa todos com pessoas identificadas e que de fato cuidavam dos veículos

Numa tenda armada ao lado das viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Corpo de Bombeiros, profissionais da saúde ficaram presentes do inicio ao fim do evento para uma possível necessidade.  

Técnicos da Vigilância Sanitária também estavam de olho nas barracas montadas para venda de alimentos e bebidas. Para conforto das pessoas, foram colocados banheiros químicos em grande quantidade e sempre higienizados.

Detectores de metais foram usados para proteger o público da entrada de armas brancas, ou mesmo armas de fogo. A segurança tanto privada quanto os militares, cerca de 100 ao todo, permaneceu tranquila, ninguém se alterou a não ser quanto a apresentação das bandas que levavam o público ao delírio.

CULINÁRIA DO SERTÃO

Uma barraca para degustação de queijos – coalho e manteiga – assados e crus, com mistura de guloseimas e frutas foi a sensação da festa. Quem conhece sabe que o município produz o melhor queijo do Estado e os novatos ficaram admirados pela qualidade e a mistura servida em cada palito.

“Como queijo de coalho sempre, mas não com essa qualidade e esse ritual que ficar ainda mais saboroso, confessou a pernambucana de Bom Conselho, a estudante de enfermagem Maria Antonieta da Trindade”. “A festa está linda e muito bem organizada”, completou.

MEGA ESTRUTURA

Para não perder tempo dois palcos foram montados, onde os últimos seriam os primeiros a cada troca de banda  e  de cantores. Como tudo estava bem afinado quando uma banda encerrava a outra em seguida começava e ninguém ficou parado um só minuto.

Na sexta-feira (12), se apresentaram Cavaleiros do Forró, Mano Valter, Hugo e Rodolfo, Axé Tome. Gil Doarte-O Mourão. No sábado (13) Banda Seeway, Sírano e Sírino, Arthur Andrade,  Time Machine, Impacto Musical, Flávio Farias, Banda Deliciar e Arerê é Massa e no encerramento, ontem (14),  Saia Rodada e Banda Thylly.

As diversidades de ritmos agradaram tanto aos adolescentes quantos os mais experientes que foram aos delírios com a apresentação das bandas time Machine e o forró animado de Sirano e Sirino e Mano Walter.

"Danço todos os ritmos, mas gostos mesmo das músicas mais do meu tempo jovem", disse o fiscal de tributos, Antonio Carlos Santos, de 54 anos.

Aminada mesmo estava o estudante de direito, o jovem Tiago Andrade que ainda tem parente no município. “Sempre gosto de frequentar as festas aqui da minha cidade, e quero aproveitar para parabenizar os organizadores por que realmente esse evento e um verdadeiro “deboche” de beleza e organização que jamais vi em nenhum lugar” ressaltou o estudante que estava acompanhado de uma “galera” de mais de vinte pessoas.

O advogado, Wilsom Max, também comentou a primeza de organização. “Acredito que tudo foi feito com muito carinho e nos mínimos detalhes, não faltou nada. Até o animal que  seu leite e derivados representa a maior economia do município foi lembrado com a exposição de uma vaca”, comentou.

Durante o sábado e domingo aconteceram o 1º Moto Fest: equipe Força Máxima, bloco Alta Folia com Trio Juninho e Banda Chike Nana Tunning: Concurso de Paredões: Torneios de : Futsal, Sinuca e Buraco.

Noite - Saia Rodada e Banda Thylly.

CIDADE LOTADA

Durante os três dias do Major Fest Folia, a cidade ganhou uma nova cara. Os hotéis e pousadas ficaram lotados. Casas de amigos e familiares também, não havia espaço para mais ninguém. Restaurantes e bares fizeram contratos de mão-de-obra extra para suprir a demanda.

A prefeita disse que a festa foi realizada com pessoas dedicadas e que gostam da cidade, e querem mostrar o melhor que podemos oferecer, tantos aos izidorenses quanto  aos visitantes. " Somos um povo naturalmente receptivo, temos um grande potencial econômico para as pessoas conhecerem. Espero que tenhamos agradado a todos, por que tudo foi pensado com muito carinho e respeito para que o próximo Maceió Fest Folia seja ainda melhor", colocou  Santana Mariano.