Síndrome do Caranguejo Alagoano

29/03/2013 09:40 - João Kepler
Por Blog do João Kepler
Image

 

Há muito tempo que eu queria escrever sobre isso, mas sempre relutava por conta do momento e do que esse texto poderia influenciar e gerar de polêmica.  Neste momento,  agora mais senior,  passado muito tempo que estou morando em Alagoas, mais de 24 anos e já sendo cidadão Maceioense de fato, de Direito e de coração, acho que tenho propriedade e experiência para falar sobre esse ponto negativo de nossa sociedade.
 
 Começo lembrando o que dizia o intelectual  Josué de Castro, que  mapeou o drama da fome no Brasil e no mundo… Caranguejo é o que sois!, quando fazia analogia ao "Homem sempre na Lama".
 
Pois bem,  uma das características mais conhecidas dos Caranguejos é o "andar para trás" e esse curioso hábito do crustáceo, alguns humanos estão conseguindo imitar.  Pode até ser no sentido de metáfora da palavra, pode até ser numa perspectiva da expressão, mas com certeza isso se aplica ao  dia a dia na nossa convivência como animais “racionais” que somos ou que deveveríamos agir como.
 
Na verdade, a famosa frase popular  “Quem anda para trás é Caranguejo!”  é muito verdadeira e aplicada usualmente quando alguém quer alertar o outro sobre uma ação de retrocesso.  Mas nem sempre pode ser aplicada, quando se pretende reverter alguma coisa ou dar alguns passos para trás para conseguir voltar a seguir em frente. E é isso que é difícil de diferenciar, compreender, aceitar e entender!
 
Além disso, aqui em Alagoas, tem uma piada muito conhecida que conta que um  Cesto com Caranguejos Alagoanos pode ficar sempre aberto,  porque nenhum Caranguejo vai fugir, pois, quando um dos caranguejos tenta subir o outro o puxa para baixo.  "Onde você pensa que vai? Volte para baixo que aqui é o teu lugar, eu tenho que ir primeiro, se eu não vou, você também não vai" e assim quando um caranguejo tenta fugir, aparece sempre outro puxando para baixo. 
 
O coitado do Caranguejo que quer sair do cesto, além de tentar subir andando pra trás, ainda é puxado por outro Caranguejo invejoso, pois Caranguejo é o que sois, no sentido de que, se não for eu, que estejamos todos no buraco ou na  lama juntos.
 
Imaginar esta cena do cesto de Caranguejos me traz além de algumas reflexões e constatações, uma analogia de que muitos Alagoanos, principalmente das classes sociais mais privilegiadas, agem desta forma. Existem inclusive aqueles que agem naturalmente, publicamente e sem menor pudor, extamente como esses Caranguejos do Cesto.  Eu mesmo já fui vítima disso!
 
Ter essa constatação incomoda, principalmente quando percebemos no nosso dia a dia pessoas com atitude similar ao do Caranguejo, de puxar pra baixo, pessoas que nem se conhece, nem sabe da procedência ou história completa de vida, da sua intenção, luta, sofrimentos, barreiras, glórias, estrada, vitórias, erros ou desafios. 
 
Não se trata de ter que ficar embaixo ou rebaixado, no fundo do cesto, vendo os demais fugirem, se trata de correr por conta própria com seus próprios esforços para sair, sem precisar derrubar ou puxar ninguém pra trás. Não se trata também de se acomodar no fundo do cesto e não fazer nada, de ser o Caranguejo da sua própria vida e se conformar com que a vida ofereceu. Mas de mudar a forma de ver e enxergar as coisas e as pessoas, neste mundo novo.
 
Se o sucesso dos outros incomoda, procure o seu sucesso. A coisas devem ser assim, até porque as palavras tem força e quando são jogadas sem a menor distinção, tomam corpo popular e terminam, por vezes, criando uma opinião equivocada de massa e isso, é difícil de mudar. É como uma espiral negativa que corta a mão, se tentar parar. 
 
Faça uma autoavaliação e pergunte a si mesmo se não tem sido um "Caranguejo" na vida de outras pessoas. Talvez alguém esteja querendo alçar novos rumos e você muitas vezes por nada, com ou sem motivos, atrapalha e destroi com suas palavras jogadas ao vento, tentando impedir que aquela pessoa cresça, mude ou apareça. 
 
Se você está sofrendo de que eu chamo de "Síndrome do Caranguejo Alagoano", não permita que nenhum "Caranguejo" puxe você para baixo, denuncie e processe, se possível!!  Mas se você se identificou, mesmo que inconscientemente, como o próprio  “… caranguejo é o que sois!”, como sendo um desses malditos Caranguejos do cesto,  aqui vão alguns conselhos de graça: Procure parar de ser do contra; Tente olhar as outras pessoas com outros ohos; Diminua a inveja; Perceba que existe espaço para todos; Procurar pensar e agir coletivamente; Reconheça as diferenças e que o munda dá voltas; Enalteça os feitos alheios; Tenha um bom coração; Pare de falar o que não sabe ou de fazer fofoca; Se tem algum problema com alguém, fale pra ela mesma; Pare de pensar e falar genericamente e negativamente de outras pessoas, da sua cidade e do seu Estado. Até porque cidadão, um dia você poderá ser puxado também para baixo por outro Caranguejo e ai, não vai poder reclamar.  
 
Enquanto os Alagoanos estiverem lutando uns contra os outros, esquecem que os maiores inimigos são os problemas estruturais do Estado que há anos continuam sem solução. Poucos preferem que muitos "vivam na lama" e  continuam agindo e pensando como "Caranguejos Alagoanos". Se continuar desta forma, o Estado não vai conseguir deixar de ser  "achincalhados nacionalmente" e o povo, tachado como tal.
 
Só para exemplificar, veja o que diz um amigo que é uma importante autoridade em Alagoas: "O principal problema de Alagoas é a auto destruição entre as pessoas. Todos que empreendem ou fazem algo diferente em Alagoas são tratados logo como 'bandidos' e os verdadeiros 'bandidos' nada fazem pelo Estado. Eu tenho visto todos os dias empreendedores de fora (que tem muitos negocios fora de Alagoas) chega aqui para tentar fazer algo e logo alguem aparece (imprensa ou sociedade civil) para destrui-lo, o cara sai e nunca mais volta. Com certeza essa é uma das razões para o Estado de Alagoas amargar o baixo desenvolvimento social e economico. Em Alagoas abasolutamente ninguem pode empreender, crescer, quebrar e renascer, porque rapidamente são destruidos. Tenho visto acontecer com varios."    Enfim, reflita:  Será que ele está errado? Precisa dizer mais alguma coisa?
 
Agora, ainda temos tempo de reverter isso, por exemplo, Alagoas tem centenas de Empreendedores esperando pelo apoio da sociedade com novas oportunidades de trabalho e de negócio, que pode mudar a cara do tradicional comércio, da cultura da cana de Açucar e do funcionalismos público. Esse pode ser uma alternativa e  um movimento coletivo e criativo em busca do desenvolvimento Social e Econômico e como consequencia, reverter parte da imagem negativa do Estado de Alagoas. Se tiver apoio das entidades, dos governos, dos empresários, enfim, todos juntos, conseguiremos. Só não quer, não consegue enxergar e não prioriza isso, quem age como um "Caranguejo" e/ou prefere o "status quo"
 
Se não gostou do que eu disse e afirmo neste texto,  faça aquela velha cara de paisagem de "isso não é comigo", "Tô nem ai", "não entendi" ou pare de ler meus artigos e me esqueça, até porque cidadão, eu já consegui fugir do seu cesto. Ou ainda, se preferir, dance o música do cantor Latino: " Vai na paz e não volta jamais ... Quem vive de passado é museu ... Caranguejo é quem anda pra trás ...  Se não deu valor;  Então vai, Vai na paz e ..."  
 
Estimo que os Alagoanos da nova geração não sejam contaminados com esta enraizada cultura da "Síndrome do Caranguejo Alagoano" e que com o tempo isso mude. Claro, que eu acredito que um dia, a piada do Cesto do Caranguejo por aqui, poderá ser apenas um conto popular antigo e que o bom Caranguejo continue sendo somente um delicioso prato regional.
 
Pense Nisso! @JoaoKepler
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..