Steven Spielberg dirigirá uma minissérie sobre Napoleão baseada em um roteiro de Stanley Kubrick, falecido em 1999, segundo declarações do próprio cineasta divulgadas nesta segunda-feira (4) pela imprensa americana.
"Estive desenvolvendo o roteiro de Kubrick para fazer uma minissérie, e não para um filme, sobre a vida de Napoleão", explicou o diretor de "Lincoln" ao "Canal Plus" da França. Spielberg já havia colaborado com Kubrick no filme "A.I. Inteligência artificial" (2001).
Kubrick redigiu o roteiro deste projeto sobre Napoleão em 1961, mas abandonou-o por problemas de orçamento e de produção, de acordo com a revista "The Hollywood Reporter".
A minissérie conta com o apoio da família de Kubrick, um perfeccionista que admirava Spielberg ao ponto de querer que o filme "A.I. Inteligência Artificial" fosse dirigido por ele por causa de sua sensibilidade no trabalho com crianças.
Kubrick passou vários anos investigando e documentando a vida de Napoleão e parte desse trabalho pode ser visto em uma exibição do museu LACMA (Museu de Arte de Los Angeles), que inclui uma carta enviada pelo cineasta a executivos de Hollywood a respeito do projeto.
"Considero impossível explicar-lhes o que vou fazer com tudo isto, apenas posso dizer-lhes que espero fazer o melhor filme da história", declarou Kubrick, que dizia nessa carta que queria dar ao ator Oskar Werner o papel de protagonista.
Nessa coleção também aparece a recusa de Audrey Hepburn, que explicava que tinha decidido deixar de trabalhar por um tempo e na qual lhe pedia, de forma cortês, que voltasse a pensar nela para filmes no futuro.