Considerada uma das maiores especialistas em África, no Brasil Simone Caputo participa do XV Ígbà, em Alagoas.

01/03/2013 09:18 - Raízes da África
Por Arisia Barros

“Os desafios e a contribuição das mulheres num país africano de desenvolvimento médio: Cabo Verde” é o tema da palestra a ser proferida pela professora Doutora de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo, Simone Caputo Gomes, no ABO- XV Ígbà- Seminário Afro Alagoano- Mulheres Negras na Diáspora: “REVOLUÇÕES, PROTAGONISMO E PRÁXIS”, que acontece nos dias 14 e 15 de março, realização do Instituto Raízes de Áfricas, representação do movimento negro alagoano.
A palestra da professora Simone Caputo Gomes, no dia 15 de março, versará sobre a promoção da integração plena da mulher ,considerada em Cabo Verde, como uma condição sine qua non para a realização dos objetivos de desenvolvimento e um indicador chave quanto ao respeito dos direitos humanos.

 Sobre a palestrante
Simone Caputo Gomes é considerada uma das maiores especialistas em África, no Brasil. Doutora em Letras (Literaturas de Língua Portuguesa) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988), com Mestrado em Letras pela mesma universidade (1979) e graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975). Pós-Doutorados na Universidade de Lisboa e Coimbra, em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, em especial Literatura Cabo-verdiana, e Poesia Portuguesa Contemporânea. Linhas de pesquisa na área Outras Literaturas Vernáculas: Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa; Estudos Africanos; Cultura e Literatura Cabo-verdianas; Escritura de Autoria Feminina. Atua nas áreas de Letras e Educação (Especialista em Educação), com ênfase, nesta, em Consultorias de Língua Recebeu em 4 de julho de 2007 a Medalha Ordem do Vulcão, condecoração máxima outorgada pelo Presidente da República de Cabo Verde, por decreto Presidencial número 8/2007.
O ABO- XV Ígbà- Seminário Afro Alagoano- Mulheres Negras na Diáspora: “REVOLUÇÕES, PROTAGONISMO E PRÁXIS” traz como oobjetivo de dar continuidade ao desafio de aprofundar a discussão racial com enfoque na mulher negra articulando vivências, experiências, processos sociais e educativos,

Serviço:
ABO- XV Ígbà- Seminário Afro Alagoano Mulheres Negras na Diáspora :REVOLUÇÕES, PROTAGONISMO E PRÁXIS.
Dias:
14 de março- 19 às 22 horas
15 de março: 08 às 18 horas
Local: A DEFINIR
Inscrição on-line : raizesdeafricas@gmail.com, isadoraaguiar13@hotmail.com
Informações: (82)8827-3656/3231-4201
Inscrição presencial:
CENTRO UNIVERSITÁRIO- CESMAC:
Arleide Lima- Curso de Pedagogia- 6º período- (82)8815-9637
Isadora Aguiar- Curso de História- 3º período (82)8726-1559
FACULDADE INTEGRADA TIRADENTES-FITS:
Bianca Gomes- Curso de Serviço Social- 7º período (82)8109-6183
Marcílio Cassiano- Curso de Serviço Social – 7º período- (82)9974-1854
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS-UFAL:
Laura Antunes- Curso de Pedagogia- 7º Período- (82) 8828-1736
Entrada gratuita.
Certificação 20 horas c/taxa simbólica de R$10.00 ( dez reais)
Realização- Instituto Raízes de Áfricas
Apoio: Federação das Indústrias do Estado de Alagoas,Secretaria da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, Secretaria de Estado da Cultura, IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..