Dramas do futebol alagoano - Barra

24/02/2013 14:02 - Lauthenay Perdigão
Por Redação
Image

Um dia, do ano de 1958, a tragédia transformou o Estádio Manoel Moreira em um palco de lamentações. Vítima de um destino cruel e surpreendente, o jovem Barra teve sua carreira cortada antes do estrelato. Era, na época, um dos mais promissores jogadores do futebol alagoano, despontando como grande artilheiro. Raçudo, rápido e brigador, de seus pés partiam verdadeiras bombas.

Contudo, uma tarde fatídica, terrível, envolveu-o numa trama sinistra, roubando-lhe um amigo e transformando sua vida, até então tranquila, num inferno real. Era o fim de uma carreira brilhante. Primeiro, tragado pelos dedos frios da morte. Segundo, pela desgraça involuntária de uma dor sem precedentes.

Em princípios de 1958, uma seleção alagoana foi à Capela para uma partida amistosa, num dia festivo para o povo daquela cidade alegre e acolhedora. Quando o Capelense já vencia de 4x1, Botinha lançou uma bola em profundidade entre Orizon e Piolho. Barra se infiltrou entre os dois zagueiros e ganhou na corrida. O goleiro Ozório saiu de sua meta e chegou junto com o atacante da seleção na hora do chute. Houve um choque e os dois caíram. Barra se levantou. Ozório que havia caído por cima da bola, continuava no chão. Era o início do drama. Sentindo que havia algo errado, o juiz Waldomiro Brêda chamou o médico. O goleiro foi retirado do campo e levado para a casa de sua noiva.

O jogo prosseguiu com Zacarias no gol do Capelense. Dez minutos depois, veio a trágica notícia. Ozório estava morto. Barra, surpreendido, começou a chorar. Eram lágrimas sinceras. Ozório tinha sido seu companheiro no juvenil do Tiradentes. Sempre foram bons amigos. Mas, o destino tinha sido injusto com Barra. Involuntariamente, levou-o a ser o carrasco de um amigo.

A notícia triste fez com que o jogo fosse encerrado. A torcida do Capelense não se conformava com a morte de Ozório e queria pegar o Barra, como se ele fosse culpado pelo acontecido. O atacante começou a viver momentos dramáticos. Para sair de campo, foi necessária a intervenção do presidente da Federação, Major Kleber Rodrigues, e do técnico da seleção, Sargento Madalena.

A viagem de volta para Maceió foi longa e penosa para todos, particularmente, para Barra. A estrada parecia não ter fim. Durante vários dias, o atacante não dormiu e não comeu. Perdeu todo entusiasmo pelo futebol e pela vida. Nunca mais voltou a jogar. Nunca mais foi o mesmo rapaz alegre e brincalhão. Começou a beber. Seu corpo começou a definhar e, um dia, a morte também veio buscá-lo mais cedo do que se esperava.

Barra foi vítima de uma dessas tragédias que nunca tem dia nem hora certa para chegar.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..