ASA – Campeão Alagoano de 1953

08/02/2013 16:00 - Lauthenay Perdigão
Por Redação

O mundo dá muitas voltas. E nessas voltas, muitos fatos ressurgem como verdadeiras bombas. São detalhes contados de outros ângulos e que podem, até, modificar o rumo da própria história esportiva. Em depoimento para o Museu dos Esportes, o jornalista José Rodrigues de Gouveia fez uma declaração que, depois de alguns anos de pesquisas, fez mudar a história dos campeões alagoanos. Até 1982, a relação dos campeões alagoanos mostrava o Ferroviário como o campeão de 1953 e ninguém havia contestado.

Segundo Rodrigues de Gouveia, na época, Diretor do Departamento de Futebol do Interior, a Federação programou, paralelamente ao campeonato da Capital, o certame do Interior. Pelo regulamento, os dois campeões decidiriam o título Estadual. O regulamento determinava ainda que, seria um jogo na Capital, outro no Interior e, se necessário um terceiro, no estádio que tivesse dado mais renda.

O Ferroviário foi o campeão da Capital e o ASA, do Interior. Depois de conhecidos os vencedores, o diretor de futebol do Ferroviário, Chico, não quis cumprir o regulamento que ele mesmo tinha assinado antes do início do campeonato. A Federação deu um prazo para o clube esmeraldino se decidir. Terminado o prazo, o presidente da entidade, Major Kleber e o diretor, Rodrigues de Gouveia, foram à Rede Ferroviária e exigiram um documento do clube desistindo da disputa. O documento foi redigido, assinado e entregue ao Major Kleber. À Federação não restava alternativa senão proclamar o ASA campeão Estadual de l953.

Depois do depoimento de Rodrigues de Gouveia, o torcedor do ASA, José Pereira Neto, começou a investigar o caso. Na Federação não havia nem o documento do Ferroviário, nem o ato da proclamação. Desta forma, os dirigentes da entidade não poderiam reconhecer, oficialmente, o ASA como campeão. Pereira não desanimou, juntou-se ao cronista Lauthenay Perdigão e ao fotógrafo Walter Luiz, e continuou a pesquisa nos jornais da época. As noticias esportivas confirmavam as declarações de Rodrigues de Gouveia. Faltava a proclamação oficial que ninguém tinha.

O Museu dos Esportes também se envolveu com o caso, procurando fazer depoimentos com personagens que viveram os acontecimentos de 1953. Todos confirmavam o diretor da Federação, mas não havia uma prova concreta. Finalmente, no ano de 2001, tudo ficou esclarecido. Graças à insistência de José Pereira Neto, o ato oficial da proclamação do ASA, Campeão de 1953, foi encontrado num cantinho de página de jornal.

Na época, após cada campeonato, a Federação enviava para publicação nos jornais, os atos de proclamação dos clubes campeões em todas as categorias. O ato que colocou o ASA de Arapiraca na lista dos campeões do alagoano foi publicado na Gazeta de Alagoas no dia 07 de abril de 1954 e dizia o seguinte:

“ ASA CAMPEÃO”

Recebemos.
Ilmo. Sr. Cronista Desportivo da Gazeta de Alagoas

Para vosso conhecimento e devidos fins, transcrevo a seguir o Ato nº. 06 da presidência desta Entidade nos seguintes termos:

Ato nº 6

O presidente da Federação Alagoana de Desportos, usando da atribuição que lhe confere o estatuto em vigor e tendo em vista o relatório apresentado pelo Diretor Geral de Desportos, resolve proclamar, CAMPEÃO ALAGOANO DE FUTEBOL DE 1953, na classe de amadores a Associação Sportiva de Arapiraca.

Dê-se ciência ao interessado e publique-se.

Federação Alagoana de Desportos em 20 de março de 1954.

Assinado,
Major Kleber Rodrigues de Andrade
Vice-Presidente em Exercício

Valho-me do ensejo para apresentar a V. Sª., meus protestos de consideração e grande estima.

Unidos Venceremos
Cláudio da Rocha Lima
Secretario Geral “

É bom informar que no ato de proclamação diz “na classe de amador”, pois o futebol alagoano, na época, era amador, não havia ainda o profissionalismo.
 Não precisa dizer que depois de ser oficializado, os torcedores do ASA fizeram a maior festa que estava preparada e guardada há 48 anos.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..