Ganhador do festival de Berlim, ator, sucateiro, pai, marido ou um excluído da sociedade? As flores e aplausos com que Nazif Mujic foi recepcionado nesta semana na Bósnia após ganhar o prêmio de melhor ator no Festival de Berlim marcam o auge de uma série de surpresas inacreditáveis na vida desse cigano pobre e marginalizado.

"Realizei meu sonho 100%", disse Mujic a jornalistas ao chegar na segunda-feira (18) ao norte da Bósnia.

Mujic se tornou inesperadamente famoso ao interpretar a si mesmo em "An episode in the life of an iron picker", filme baseado nas duras circunstâncias da sua vida real, e coestrelado por sua mulher, Senada Alimanovic.

O filme aborda as dificuldades de Mujic para manter a mulher e as duas filhas numa sociedade em que o dinheiro parece ser mais importante que a vida humana.

O fato de a família ser cigana agrega uma dimensão adicional de preconceito e alienação, mas a história contada pelo cineasta bósnio Danis Tanovic é mais universal.

Os alunos foram dispensados das aulas na segunda-feira na aldeia de Poljice para recepcionar o cigano desempregado, que sustenta a mulher e três filhos catando sucata.

"Bravo, Nazif", aplaudiam os vizinhos enquanto ele dirigia um carro pela esburacada rua que leva até sua deteriorada casa, no vizinho povoado de Svatovci.