Câmara de Vereadores: cocô de cachorro e a arte de (sub)legislar

20/02/2013 11:05 - Fleming
Por Redação
Image

Por Alexandre Fleming

Acompanhei, hoje (20/02), toda a sessão da Câmara Municipal de Maceió pelas redes sociais Twitter (@Camara_Maceio) e Facebook (facebook.com/camarademaceio) e pelo site oficial (camarademaceio.al.gov.br/). Sem dúvida, a área de comunicação daquela casa legislativa avançou anos luz em relação à legislatura anterior, entretanto, a postura de alguns vereadores, nem tanto.

As temáticas desenvolvidas durante a sessão expõem algumas limitações referentes à compreensão que alguns daqueles edis nutrem sobre o real papel de um vereador.

Além de debaterem sobre o cocô dos cachorros (isso mesmo, as fezes dos animais), alguns vereadores perderam a dimensão política daquela casa legislativa e entraram em temas nacionais, como foram os casos da fiscalização das fronteiras no combate as drogas (não será a guarda municipal de Maceió quem desenvolverá tal fiscalização) e sobre as restrições à propaganda de bebidas alcoólicas (que é regulamentado através de Lei Federal Nº 9.294).

Na boa, acho pertinente todo e qualquer debate político. Todavia, acredito, primeiramente, que os 21 vereadores deveriam avançar nas questões locais com o devido zelo, fiscalizando os atos do Prefeito em relação à administração pública, além de trabalharem em função da melhoria da qualidade de vida da população de Maceió. Além disso; é essencial maior interação e encaminhamentos de requerimentos e projetos de leis que reflitam as expectativas dos maceioenses.

Em minha opinião, os vereadores deveriam estar atentos às inúmeras reivindicações da população dos 50 bairros da cidade, desempenhando a função básica de interlocutores entre os cidadãos maceioenses, seus principais problemas e anseios (bairros, praças, ruas, postos de saúde e escolas) e a prefeitura.

Estou no twitter: @Fleming_al

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..