O quebra-cabeça da esquerda

06/04/2014 18:52 - Fleming
Por Alexandre Fleming
Image

Em 2014 a esquerda brasileira disputará novamente dividida o pleito presidencial. PSTU, PCB, PCO e PSOL devem lançar candidaturas próprias e discursos que irão se somar - ao menos - na crítica ao Governo Dilma, os equívocos do PT e no combate a velha política conservadora de direita.

Agora, para além de tais críticas, seria muito interessante assistir a essas candidaturas pontuando reflexões e temas importantes e que se complementassem, articulando o que de melhor cada projeto representa.

Proponho o seguinte exercício de abstração:

Durante o guia eleitoral de 2014, imaginem...

Zé Maria (PSTU) dialogando com eleitorado sobre a reorganização do movimento sindical brasileiro, o papel protagonista dos trabalhadores e a realidade atual dos movimentos sociais.

Mauro Iasi (PCB) dando aula sobre nova juventude intelectual das universidades e o papel da educação junto às transformações sociais.

Randolfe Rodrigues (PSOL) apontando os limites do regime, suas instituições e o papel de parlamentares de esquerda na defesa dos interesses do povo e no combate a corrupção.

Rui Pimenta (PCO) chamando a unidade da esquerda na luta contra a direita golpista.

Já que a esquerda sairá dividida na tática eleitoral e no palanque, resta manter alguma unidade programática para além da crítica e do enfrentamento. O discurso será o terreno da unidade possível no pleito de 2014

Estou no Twitter: @Fleming_al

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..