A busca por um entendimento para superar o impasse de votação de mais de três mil vetos presidenciais e liberar a pauta para votação do Orçamento ganha um novo capítulo nesta segunda, 18. O Governo Federal quer agilizar o mais rápido possível a “solucionática”. Espera a habilidade do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para sair da sinuca de bico.

Uma reunião de líderes governistas com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e a secretária de Relações Institucionais, ministra Ideli Salvatti, está agendada para esta tarde.

E o que se discutirá é o impacto nas contas públicas, mediante a possibilidade de uma derrubada de vetos presidenciais. Além da insegurança jurídica, diagnosticada pela Advocacia Geral da União (AGU), que pode haver com a aprovação do Orçamento de 2013 concretizada anteriormente à apreciação dos vetos presidenciais.

A oposição entende que o abacaxi está nas mãos da base aliada. Segundo um senador tucano, quem tem que se mexer é o governo e seus aliados.