O mutirão realizado pela Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (SLUM) semanalmente nos bairros da capital terá roteiro duplo neste sábado (16). A programação inclui ações em diversas áreas do litoral norte e no bairro do Ouro Preto. As atividades têm início às 07h da manhã.

Além da retirada de lixo e entulhos em vias, ruas e avenidas, o mutirão inclui os serviços de pintura do meio-fio, varrição, poda, capinação e educação ambiental. No total, o trabalho envolverá 160 agentes de limpeza.

No litoral norte, as equipes irão atuar nos bairros de Jacarecica e Guaxuma, com ênfase no conjunto Alfredo Gaspar de Mendonça, no Loteamento Gurguri e em trechos da rodovia AL-101 Norte. Também haverá atividades na região do condomínio Sauaçuhy. A outra metade do efetivo ficará responsável pela região do Ouro Preto, na parte alta da cidade, com ações mais dirigidas à área de grotas e encostas.

De acordo com o diretor de Operações da SLUM, Pablo Ângelo de Almeida, a escolha dos bairros e regiões programados para os mutirões ocorrem tanto em função de avaliações técnicas realizadas periodicamente pela SLUM quanto por meio de solicitações via processos.

Educação ambiental

A manutenção da limpeza de um bairro é também uma questão de consciência e educação ambiental dos moradores. Além de não promover o descarte inadequado de resíduos, um meio com o qual a população pode contribuir é fazer a colocação do lixo nas lixeiras somente nos dias de coleta.

“Há muitos catadores informais, e como em geral as pessoas não separam o lixo, os catadores rasgam os sacos porque não encontram separados os itens que procuram”, explica Rita Araújo, coordenadora de Educação Ambiental da SLUM. “A prática também favorece a ação dos animais. Quando o coletor vem, ele não tem tempo de varrer o que ficou espalhado”, complementa.

No decorrer das atividades do mutirão, uma equipe de Educação Ambiental da SLUM procura orientar os moradores sobre os meios corretos para armazenagem e depósito dos resíduos domésticos. Cuidados que podem contribuir para a higienização das ruas e a melhoria da qualidade de vida. “Isso depende da consciência de cada um. Se eu sei que a coleta passa nos dias de terça, quinta e sábado, eu devo colocar o meu lixo na lixeira apenas nesses dias”, orienta a coordenadora ambiental.