O movimento dos consumidores no varejo brasileiro cresceu 2,8% em dezembro de 2012 em relação a novembro. Com esse resultado, a atividade varejista fechou o ano com expansão acumulada de 6,4%, o menor ritmo de alta dos últimos três anos, de acordo com indicador da Serasa Experian, em levantamento divulgado nesta terça-feira (8). Em 2010, a alta havia sido de 9,6% e, em 2011, de 7,8%.
"O resultado de 2012 ficou ligeiramente acima do crescimento de 6,1% verificado em 2009, ano em que a economia brasileira passou por um período recessivo durante o seu primeiro semestre, tendo em vista os efeitos da crise financeira internacional a partir de setembro de 2008", disse a Serasa, em nota.
Entre as áreas analisadas pela Serasa, tiveram alta as de material de construção (7,6%) e a de móveis, eletroeletrônicos e informática (7,7%), influenciadas pelos incentivos fiscais. Na sequência, está o setor de veículos, motos e peças (4,7%). "Cabe notar que o elevado nível de inadimplência no segmento de financiamento de veículos foi um inibidor da evolução deste segmento, impedindo que o seu crescimento em 2012 fosse mais expressivo."
O movimento no segmento de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas avançou 4,1% em 2012. De acordo com a Serasa, a aceleração da inflação dos alimentos vista no ano passado foi o principal elemento que restringiu uma alta mais significativa da atividade varejista do segmento.
Entre as menores altas estão os ramos de tecidos, vestuário, calçados e acessórios e o de combustíveis e lubrificantes, que cresceram 3,0% e 1,8% respectivamente.