O clima carnavalesco do Pilar, Girau, Barra de ST Antônio, Palmeira, Joaquim Gomes e outras cidades

07/02/2013 15:15 - Edmilson Teixeira
Por Redação
Image


Pilar


O clima de violência que se instalou no município do Pilar nesses últimos anos, fez com que Ministério Público, Juiz, as polícias; Militar e Civil e o prefeito Carlos Alberto Canuto revessem as condições da cidade assegurar o Carnaval deste ano. E foi somente nesta quinta-feira,7, que o juiz Adriano Augusto Santos bateu o martelo sobre o problema. Determinou que apenas os tradicionais blocos de ruas, saiam durante os quatro dias que englobam o período carnavalesco. O próprio juiz teria impedido no último final de semana, o desfile de blocos que estavam para sair às ruas. Foram barrados, justamente por falta de um suporte maior de segurança. O Carnaval do Pilar tem se identificado em Alagoas, como o mais badalado em termos de blocos. São 35 ao todos.


Pilar - fama


O prefeito Carlos Alberto Canuto espera que um rígido sistema de segurança seja adotado; a fim de que o Carnaval venha acontecer de forma tranquila, contagiante e bem divertido como os dos velhos tempos pilarenses. Em 2011, lembra o prefeito, o Pilar proporcionalmente foi apontado num relatório do Ministério da Justiça, como o município mais violento do País por número de habitantes, e que há tempos, diz o prefeito, o Pilar vem ocupando espaço negativo na mídia nacional, sobre a questão de violência. “Além das polícias Civil e Militar que estarão nesse conjunto de força de segurança, a prefeitura disponibilizará a Guarda Municipal como mais um reforço atento em prol da comunidade”, garantiu Canuto.


Girau do Ponciano

A cidade que está resgatando esse ano o seu tradicional Carnaval, com quatro dias de folias e tudo mais, sobretudo no vapor da animação de cinco bandas contratadas, espera proporcionar divertimento e alegria para os carnavalescos presentes. Em meio a isso tudo, o prefeito Fabinho Aurélio tem mostrado a sua preocupação quanto a estiagem que assola região. Diz que todo um esforço vem sendo feito, no sentido levar água por meio de carro-pipa para toda parte. Lá a seca já esvaziou a maior parte das barragens  e poços que atendem  ao  consumo humano e ao animal. Outra preocupação do prefeito Fabinho é com o início do ano letivo de 2013, marcado para o próximo mês de março. É que Girau tem 68 unidades de ensino, e a falta de água pode prejudicar a retomada das aulas.


Barra de Santo Antônio


Prefeito Rogério Farias não mediu esforço para resgatar o típico tradicional Carnaval da Barra. Montou uma superestrutura, a fim de consolidar esse evento no calendário turístico alagoano. “Reforçamos o sistema de abastecimento de água com abertura de poços e mais bombas; a Eletrobras atendeu as nossas reivindicações quanto ao serviço de energia elétrica e reforçou mais o potencial, além de um amplo reforço de segurança, envolvendo as polícias Militar e Civil”, relatou o prefeito.


Barra de Santo Antônio - aluguel


Além de toda uma parte logística, a prefeitura de Barra montou um palanque oficial para o evento, onde a Ilha da Crôa será o palco de toda diversão. Serão quatro dias de festa, movimentados com bandas de diversos gostos musicais oriundas de várias partes do Nordeste. “São eventos dessa natureza, que movimentam a nossa economia; sobretudo na geração de emprego e renda. Para que se tenha uma ideia, centenas de pessoas alugaram as suas casas, justamente para os foliões que vêm de toda parte curtir no nosso Canaval”, disse o secretário municipal de Cultura, Marcos Rios, otimista acima de tudo, pela ousadia do novo administrador do município, Rogério Farias.


Palmeira dos Índios


Depois de toda barulhada do Carnaval 2013, que finda na outra terça-feira, dia 12, é que no domingo dia 24 deste mês, Palmeira dos Índios viverá o momento da ressaca da festa de momo. É que no povoado Palmeira de Fora sairá pela manhã, o Bloco os Tabaqueiros, que tem à frente o comunicador Júlio César, ele que por sinal foi eleito o vereador mais votado do município no ano passado. “A expectativa é que este ano o nosso Bloco possa reunir cerca de 15 mil pessoas. O evento já virou uma tradição, tanto que já contamos com um patrocinador de peso nacional, que é a Pitu” disse orgulhoso o parlamentar.


Joaquim Gomes


Sem segurança suficiente e a cidade convivendo com um dos mais violentos momentos de sua história, o prefeito de Joaquim Gomes, Toinho Batista torce para que a Justiça suspenda o Carnaval deste ano. Disse que a droga campeia por toda parte e gangs de bairros diferentes provocam arruaças por onde passam, sobretudo em período festivo.

Carnaval litorâneo

Moradores de Maceió que dependem de transporte coletivo; ou mesmo quem queira deixar seu carro em casa para brincar o Carnaval sem problema algum, para encher a cara da cachaça, as empresas de ônibus reforçaram suas frotas para as mais próximas cidade litorâneas da capital. Confira: O trecho Maceió/Barra de São Miguel, operado pela empresa Real Alagoas, terá um reforço de 50%, passando de quatro para seis veículos em circulação por dia. Já a linha Maceió/Barra de Santo Antônio aumenta de dez para 16 o número de ônibus e a linha Maceió/Paripueira terá a frota triplicada, passando de dois para seis veículos.

Agreste / Sertão

O Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar) encerra a Campanha de Doação de Sangue para o Carnaval nesta sexta-feira,8, às 12 horas. A ação tem o intuito de formar um estoque estratégico para atender a demanda transfusional dos hospitais e maternidades públicas do Agreste e Sertão.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..