Na manhã desta sexta-feira (1), o Clube Municipal de São Sebastião foi palco da aula inaugural do programa Projovem Adolescente, fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal. Cerca de 200 alunos, além de monitores, estiveram reunidos no local e receberam as boas vindas do prefeito Charles Pacheco (PP), que fez questão de prestigiar o evento.

Na oportunidade, o prefeito falou sobre a importância do projeto e disse que trabalhar pela juventude será uma das prioridades de sua gestão. “Vocês fazem parte de um grupo seleto de pessoas que estará adquirindo conhecimento e habilidades para serem utilizadas na vida particular e, principalmente, no mercado de trabalho. Quando investimos nos jovens estamos garantindo um futuro melhor para o nosso município. É por isso que a Prefeitura não medirá esforços neste sentido”, garantiu Charles Pacheco.

Quem também prestigiou a aula inaugural do Projovem foi o vereador Nen Izidoro, representando o Legislativo de São Sebastião. Ele também destacou a importância do projeto e, em nome de todos os vereadores, garantiu oferecer todo apoio que for necessário.

Emocionado, o aluno Daniel disse o que o projeto representa em sua vida. “Agradeço ao prefeito e toda a sua equipe por me dar esta oportunidade de aprendizado. Muitos de nós poderíamos estar nas ruas, fazendo coisas erradas e vivendo na ociosidade. No Projovem estaremos adquirindo conhecimento e trocando experiências importantes”, frisou o aluno, que faz parte de um grupo de hip hop.

O Projovem Adolescente em São Sebastião será dividido em quatro coletivos e deverá ter duração de 180 dias. Os participantes ainda receberão um incentivo financeiro para custear despesas básicas durante o curso.

De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, além do Projovem Adolescente, o Município possui outros projetos para desenvolver junto a juventude. “O Projovem certamente é o carro-chefe quando o assunto é investir na juventude. Mas o Município estará lançando novos projetos para esse público”, finalizou Ana Patrícia Alves, que esteve no evento representando a secretária Daiana Santos.

O PROGRAMA
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adolescentes e Jovens de 15 a 17 anos (Projovem Adolescente) tem por foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, o retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino. Isso é feito por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho.

O público-alvo constitui-se, em sua maioria, de jovens cujas famílias são beneficiárias do Bolsa Família, estendendo-se também aos jovens em situação de risco pessoal e social, encaminhados pelos serviços de Proteção Social Especial do Suas ou pelos órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O Projovem deve também possibilitar o desenvolvimento de habilidades gerais, tais como a capacidade comunicativa e a inclusão digital, de modo a orientar o jovem para a escolha profissional consciente, prevenindo a sua inserção precoce no mercado de trabalho.

A metodologia prevê a abordagem de temas que perpassam os eixos estruturantes, denominados temas transversais, abordando conteúdos necessários para compreensão da realidade e para a participação social. Por meio da arte-cultura e esporte-lazer, visa a sensibilizar os jovens para os desafios da realidade social, cultural, ambiental e política de seu meio social, bem como possibilitar o acesso aos direitos e a saúde, e ainda, o estímulo a práticas associativas e as diferentes formas de expressão dos interesses, posicionamentos e visões de mundo dos jovens no espaço público.