A votação da Mesa Diretora da Câmara teve um destaque relevante para o quadro político alagoano. Após seis anos, um deputado federal por Alagoas integra a Mesa. Trata-se de Maurício Quintela Lessa (PR), que foi eleito terceiro secretário com a expressiva votação de 449 votos. O quórum total da sessão desta terça, 4, foi 497. Após o PR quase perder o assento na Mesa Diretora, Maurício consegue unir a maioria dos parlamentares em torno do seu nome.

Em entrevista exclusiva a este blog, Quintela disse que trabalhará honrando a escolha do Partido da República. Houve uma eleição interna democrática. E, em seguida, a sua indicação para que se candidatasse ao cargo na Mesa. “Vou fazer o possível para honrar essa indicação. Também quero agradecer meus companheiros de Câmara”, disse.


O deputado entende que a Casa proporciona uma atividade política de longo prazo. “Eu já estou aqui há três mandatos pelo povo de Alagoas. E as pessoas passam a conhecer o companheiro. Se ele é correto, se cumpre seus compromissos. Se a eleição dele representará avanços legislativos. Eu acho que consegui passar essa imagem. Fui brindado por essa bela vitória, 449, de 490 que votaram, saindo, dos candidatos, o mais votado nessa eleição. Isso só aumenta a minha responsabilidade“, explicou.

Em relação ao povo alagoano, Quintella afirmou que não deve esperar outra coisa senãomuita labuta. “Vou trabalhar para honrar meu estado, para fazer com que ele seja 100% divulgado na mídia nacional como estado de gente que produz e de valor. Esse é meu interesse aqui. Valorizar a instituição.”

A Mesa Diretora tem realmente muito trabalho, neste ano, que não haverá eleições. O deputado avalia que será um período “difícil, até porque nós temos uma pauta extensa”.

Não só extensa, mas com muitas matérias polêmicas. Ele cita como exemplo a questão da distribuição dos royalties do petróleo. “Além da redistribuição do FPM, através do FPE, essa de extensos debates no Congresso Nacional. É tempo de novas lideranças, uma Mesa Diretora nova. Vai ser um ano movimentado”, estima Quintella.

O novo terceiro secretário da Câmara anseia que o Congresso Nacional tenha uma grande oportunidade de se restabelecer com a população. “Cumprir com sua missão, fazendo com que o povo volte a acreditar nessa instituição. A gente sabe que hoje a imagem do Congresso passa por momento difícil. Todos nós temos esse dever de fazer com que essa instituição cresça aos olhos da população”, frisou.

RETORNO DE RENAN

Quintella acredita que a eleição do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) à Presidência do Senado é uma oportunidade de se abrir mais portas para o desenvolvimento de Alagoas. Na opinião do deputado do PR, não é à toa que Renan retorna a presidir o Senado Federal. 

“O Renan também já tem muito tempo de Casa. Passou pela Câmara, elegeu-se senador, chegou à Presidência. E é senador que todos nós conhecemos pela força de trabalho. Renan vai, sem dúvida nenhuma, honrar o Congresso. Vai abrir muitas portas para Alagoas. Ele fez isso quando já foi presidente do Congresso Nacional. Será muito bom para nosso estado, sendo bom para nosso País também”, avaliou o novo terceiro secretário da Câmara.