Há de fato um combate, mas é um combate contra os negros, contra os pobres...

04/02/2013 20:13 - Raízes da África
Por Arisia Barros

Bianca Gomes é estudante universitária do Curso de Serviço Social, tem 20 anos e ao longo da formação de um  olhar social vai coletando  opiniões sobre o Brasil Mais Seguro e a violência no estado, ainda, chamado Alagoas.
É colaboradora-voluntária do Instituto Raízes de Áfricas.


Eu sempre me questionei o porquê de colocarem o Bope, o Exército e qualquer outro tipo de organização comandada pelo Estado para oprimir e usar o seu poder para intimidar e controlar as pessoas. E claro, que com o tempo eu entendi o porque. Devo ainda dizer que, de fato, não teremos mais segurança com a presença desses grupos pelas ruas, até mesmo porque, a violência também vem deles.
Em minha opinião, a necessidade de jogar a polícia e as forças armadas e especiais nas ruas, nas favelas e em outras localidades, nada mais é para fazer uma limpeza. E quando digo, uma limpeza, não me refiro uma limpeza que combata a violência e que dê mais segurança e tranquilidade as pessoas, mas sim uma limpeza de um determinado grupo. Deparo-me muitas vezes com pessoas satisfeitas por saberem que o Bope está invadindo os morros para combater as drogas, mas eu não vejo dessa forma, não. Não vejo. Há de fato um combate, mas é um combate contra os negros, contra os pobres, contra um grande grupo de pessoas que jamais terão as mesmas oportunidades das chamadas 'minorias', da 'classe dominante', da 'burguesia'. Essas forças da polícia, do exército e demais instâncias, nada mais são do que repressão para oprimir a população, abusando de seu poder.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..