Ao som de muito frevo e embaixo de um sol forte, mais de 200 mil foliões acompanharam o desfile do Bloco Pinto da Madrugada, na orla da Pajuçara. A concentração começou por volta das 6 horas da manhã deste sábado (2) em frente ao Hotel Enseada na Pajuçara e percorreu a orla até o clube Alagoinhas, na Ponta Verde.

Segundo um dos organizadores do bloco, Braga Lira, a grande homenagem da festa este ano foi um boneco do médico José Alfredo Vasco, assassinado em um assalto no Corredor Vera Arruda no ano passado. Batizado como o “Delicado Folião”, o boneco gigante do médico puxava os foliões ao lado dos bonecos do radialista Edécio Lopes e Marcial Lira, um dos fundadores do bloco.

“Estamos com mais de 600 músicos aqui animando a festa, que vale lembrar, é gratuita. Temos muita satisfação de ver essa orla tomada de gente brincando e saudando o carnaval”, comemorou Braga Lira.

Com o tema “O frevo é do mundo e o Pinto é da rua", 15 orquestras de frevo puxavam os foliões pela avenida na 14ª edição do bloco. A Irreverência foi o grande diferencial da festa. Os foliões esbanjaram criatividade nas fantasias. Super-herois, personagens infantis, policiais de mentira, passistas, bailarinas, piratas e tantos outros criativos cantavam e dançavam as marcinhas de carnaval.

Familiares do piloto Leonardo Uchôa, que morreu durante a queda de um avião bimotor em novembro do ano passado no Paraná foram ao bloco vestidos de piloto de avião em sua homenagem. “Quando ele era vivo, sempre dizia para gente que quando ele morresse, não queria tristeza, sempre pedia que fizéssemos um bloco em sua homenagem. Viemos para o Pinto para celebrar a alegria que ele tinha”, disse a irmã do piloto.

Para garantir a segurança 480 policiais foram deslocados para a orla da capital. De acordo com o Major Monteiro, da Polícia Militar, não houve registro de nenhuma ocorrência durante o desfile do Pinto. “Graças a Deus não registramos nenhum tumulto. Ficaremos na orla até o final do dia para garantir que a volta para casa das pessoas também seja em segurança”, disse.

Por volta das 14 horas, o bloco da Rolinha vai comandar a festa até as 18 horas. O bloco comemora 15 anos de frevo e terá apresentações da orquestra Fogo-Pagô, Natal da Rolinha e a Panelada da Rolinha.