Para garantir que não falte sangue durante os quatro dias do Carnaval e em casos de acidentes ou catástrofes como a ocorrida no município de Santa Maria (RS), o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza mais uma campanha de doação sanguínea. A ação, que acontece até às 18 horas da próxima sexta-feira (1º), tem o objetivo de estabilizar o estoque de sangue da unidade, uma vez que, até às 12 horas desta terça-feira (29), o percentual correspondia a apenas 28% do limite permitido, já que é necessário dispor de no mínimo 300 bolsas diariamente, mas só existiam 83.
Para se ter noção da deficiência no estoque, estão quase zerados os tipos sanguíneos A e B Negativos e Positivos, além do O Negativo, que é doador universal. Essa situação preocupa o Serviço Social do Hemoal, uma vez que, mesmo representando o único remédio capaz de salvar a vida de quem necessita de transfusão, o sangue não é fabricado artificialmente em laboratório e não pode ser comprado em farmácias.
“Se não há doadores, não há sangue e, sem ele, muitas pessoas podem vir a falecer. Por isso, aqueles que podem realizar a doação, não deixem para tomar esta iniciativa apenas quando um parente ou amigo estiver precisando. A necessidade de sangue no período carnavalesco é grande e, por isso, antes de viajar, participar de um bloco ou cair no axé, é necessário exercitar o espírito de solidariedade, pois estamos propensos a necessitar de uma transfusão sanguínea”, destaca a assistente social do Hemoal, Maria das Graças Padilha.
A assistente social ressalta que os participantes da campanha irão receber uma camisa para participar do Bloco Carnavalesco Hemovida. O desfile irá ocorrer durante as Prévias Carnavalescas de Jaraguá, que acontece na noite da próxima sexta-feira (1º), onde a concentração será realizada em frente à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Onde realizar a doação de sangue
Os voluntários podem comparecer à sede do Hemoal, na Rua Jorge de Lima, no bairro do Trapiche. O órgão estará funcionando até a próxima sexta-feira (1º), das 7h às 18h, e dispõe de uma equipe preparada para atender a todos os voluntários. Também é possível realizar a doação de sangue na unidade Farol, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, no Hospital do Açúcar, na Avenida Fernandes Lima.
Para doar sangue é imprescindível que o voluntário tenha boa saúde, idade entre 16 e 67 anos e no mínimo 50 kg de peso. No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original deles, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal.
O voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos de idade. Já quanto aos doadores que desejam realizar novamente o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres. A doação de sangue não é permitida para gestantes e lactantes.
Coletas externas
Para facilitar o acesso dos doadores que não podem se deslocar até as unidades Trapiche e Farol, serão realizadas coletas externas durante esta semana. Na quarta-feira (30), das 8h às 16h, a coleta itinerante irá ocorrer no Centro de União dos Palmares, Zona da Mata de Alagoas. Já na sexta-feira (1º), também no mesmo horário, a unidade móvel será realizada no Centro de Rio Largo, na Grande Maceió.